Prefeitura faz abertura de Colheita das Oliveiras

Caçapava do Sul Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul Rural

O vice-Prefeito Luiz Guglielmin e a Secretária de Agropecuária, Indústria e Comércio, Michele Mendes Marques fizeram uma visita ao Rincão de Lourdes para dar início à abertura da colheita das oliveiras, usadas na produção de azeitonas em conserva e azeites.

De acordo com o produtor Marcelo, que emprega em torno de 20 funcionários, foram colhidas mais de 30 toneladas neste ano na fazenda e a produção de azeite será de aproximadamente 3 mil litros.

Gulglielmin estava acompanhado ainda de sua colega Glenda Haas, que fez com ele o Curso de Análise Sensorial de Azeites e Utilização do Azeite para Benefícios na Saúde Humana, em 2015, no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, junto do também caçapavano, presidente da Associação Riograndense de Olivicultores (ARGOS), e produtor Rural, Guajará Oliveira.

Caçapava, detém a patente de cinco, das 14 marcas produzidas no estado (Cerro dos Olivais, Costi Olivos, Dom José, Prosperato e São Pedro). Segundo especialistas, o azeite produzido no município, a exemplo da Prosperato, com prêmios internacionais devido a baixa acidez, é superior ao importado, pois, além de ser puro, e produzido em pequenas propriedades, mantém a qualidade por não sofrer por processos de transporte, calor, entre outros sofridos por azeites que vêm em contêineres de navios e que chegam nas prateleiras rançosos e sem sabor.

O Secretário adjunto da Seagropic, Adelson Rosso e o responsável pela Emater Caçapava do Sul, Gustavo Lima, acompanharam a visita técnica para a abertura da colheita no município.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *