Dois dias de homenagens às Mulheres

Caçapava do Sul Cultura Destaque Geral Região Rural

O Projeto Caminhos do Sul da América, há sete anos vem desenvolvendo atividades com características de Engenharia Social. Trabalha o território e a comunidade, pela e para a comunidade, buscando o desenvolvimento principalmente através de eventos sócios-culturais e educativos.
O primeiro evento de 2019, em terceira edição, presta homenagens as Educadoras Rurais, evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher.
O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março. É uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das Mulheres ao longo de décadas, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, depois por diversos países.
Homenagear as Educadoras Rurais é justo e necessário: pelo seu digno trabalho e dos desafios, em nossos tempos, enfrentados. Que através desse evento as homenageadas se sintam calorosamente abraçadas e que as alimentem boas vitórias.
O evento é uma realização do Projeto Caminhos do Sul da América, com a parceria da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, com o apoio dos padrinhos: FARMÁCIAS NICOLA, QUERO-QUERO, ÓTICA LIDER, LABORATÓRIO SARETTA, DB – DAGOBERTO BARCELOS, POSTO PAMPEANO, FIRENZE COMÉSTICOS, CEVEL PEÇAS e ACESSÓRIOS, REDE VIVO, FLORICULTURA PARECIENSE, DELTASUL, ADELIA DE ROSSO LEÃO, VALÉRIA PAZINATO DIAS, CARMEM SANTOS, VIVIANE ILHA, LETHIEL LOPES E VERA DE LIMA CERONI.
As homenagens acontecem em dois atos, primeiro no Auditório do IME, no dia 7, as 17h e no dia 8, o lançamento da Exposição “Mulheres Educadoras Rurais”, às 14h, no Espaço Legislativo Municipal na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul.
As homenageadas são:
Aposentadas:
ODILA MELO FELIX
EDEVIRGES MARIA CHAVES DA ROSA
JUSSARA MARIA DIAS LEÃO
MARIETA OLEQUES PEREIRA
LISETE PIO MARQUES
NOELI TEREZINHA LEÃO
MARCENE FREITAS DE LIMA
VERA LIMA CERONI
MARIA SIDERLEI PAZINATO DIAS
MARLENE MELO FORGIARINI
DULCE ELISETE PERGHER STEFANI

Educadoras Rurais que estão em atividade:
AMANDA CAMPOS VEBER
ENEIDA SANTOS LOPES
FÁTIMA BEATRIZ MEDEIROS FERREIRA DA ROSA
GERUSA MARIA DE OLIVEIRA CASSOL
IUZARA MACHADO CASSOL
IVANISA ILHA MACEDO CHAVES
LORENA MARIA MACHADO CASSOL
LÚCIA ZANETTI LUIZ TEIXEIRA
MARIÂNGELA LINDNER FIGHERA
MERLÔ SOUZA GOMES PESSOA
RITA DE CÁSSIA ACUNHA RAZZERA
ROSELAINE TEIXEIRA DE OLIVEIRA
SALETE TEREZINHA SANTOS HENRIQUES
SINARA AIRES GARCIA
ZELMA ELENA TEIXEIRA

Educadoras Rurais, que já faleceram e são agraciadas com Exposição:
CATARINA LEANDRO DE LIMA
ELOIR LEÃO MARQUES
EMILIA TALARICO PEIXOTO
ERLY OLEQUES TEIXEIRA
JUREMA LEÃO DE ROSSO
MARIA MIGUELINA PAZ LEÃO
ORACILA DA SILVA WALMARATH
SONIA VARGAS PERGHER
VILMA LEÃO DE FREITAS

EDUCADORAS RURAIS HOMENAGEADAS:

AMANDA CAMPOS VEBER – Possui licenciatura em Artes Visuais. Atua como Arte/Educadora na EEEM Prof. Gladi Machado Garcia, Minas do Camaquã, com crianças e adolescentes realizando atividades variadas e criativas buscando a integração de arte cultura e sociedade.

DULCE ELISETE PERGHER STEFANI (Aposentada) – Pedagoga, professora aposentada. Iniciou suas atividades, em 1984, na Escola Municipal Olavo Bilac, na Colônia Santa Teresa. Em 1985, foi regente de classe no Maternal e Pré em Escola de Cachoeira do Sul. Retornando a Caçapava do Sul, de 1994 a 1998, atuou na Escola de 1° Grau Incompleto Assis Brasil, no 3° Distrito, no Guarda Velha. A partir de 1999 passou para a EMEF Dagoberto Barcellos, onde encerrou suas atividades educacionais, em 1918.

EDEVIRGES MARIA CHAVES DA ROSA (Aposentada) – Iniciou suas atividades em 1958 na Escola Rural da Colônia do Santa Bárbara, seguiu na Escola Rural Deolinda da Silveira (atual Escola Municipal Lino Azambuja), até em 1978, quando se aposentou.

ENEIDA SANTOS LOPES – Atual Diretora (2012 a 2021) da EMEF Augusto Vitor da Costa. Possui vários cursos de formação pedagógica e gestão também atuou na CMEC como Coordenadora Pedagógica.

FÁTIMA BEATRIZ MEDEIROS FERREIRA DA ROSA – Atua na rede municipal há 25 anos. Atuou nas escolas Gabriel Gomes Lucas, no Seivalzinho, José do Patrocínio no Faxinal, Assis Brasil na Guarda Velha e Augusto Vitor da Costa no Durasnal. Foi Diretora na EMEI Dionéia Soares e desde 2004 atua na Escola Municipal Dagoberto Barcellos.

GERUSA MARIA DE OLIVEIRA CASSOL – Professora da rede municipal, a 29 anos. Trabalhou na SEDUC coordenando as escolas do campo de 2001 a 2004 e educação infantil de 2013 a 2016. Atualmente atua como Educadora Infantil nas escolas rurais: EMEF Lino Azambuja e EMEF Dagoberto Barcellos.

IUZARA MACHADO CASSOL – Pedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia e Gestão de Trabalho Pedagógico. Iniciou suas atividades em 1988, na Escola Santíssimo Nome de Jesus, depois trabalhou por 22 anos na Escola Augusto Vitor da Costa e desde 2008, atua na Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Lopes Jardim, no Durasnal.

IVANISA ILHA MACEDO CHAVES – Bióloga, especialista em Ecologia, atua desde 1997 na educação básica. Atuou nas Escola Municipal Dagoberto Barcelos, EENSA e atualmente é regente de classe na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Chananeco, no Cerrito do Ouro, em São Sepé, do quinto ao nono ano.

JUSSARA MARIA DIAS LEÃO (Aposentada) – Iniciou suas atividades educacionais, em 1967, na Escola Municipal Lídia Pessoa, na localidade de Santa Bárbara. Depois seguiu pelo estado na Escola Rural Santa Barbinha. Exerceu também na Secretaria de Educação e finalizou a carreira na Escola Estadual Eliana Bassi de Melo.

LISETE PIO MARQUES (Aposentada) – Professora Aposentada, iniciou suas atividades na Escola Municipal Santa Bárbara, e após nas Escolas Municipais Marques do Erval e Vista Alegre, Rio Branco em São Sepé. No final da carreira foi transferida para Caçapava do Sul e atuou na Escola Nossa Senhora das Graças.

LORENA MARIA MACHADO CASSOL – Pedagoga, há 24 anos na área da educação especial. Iniciou, em 1993, na Apae-Caçapava do Sul e em 2001 passando a ser servidora pública estadual em Educação Infantil nas Escolas: Rosa Poglia Barbeiro e depois na Eliana Basse de Melo. Em 2012 assumiu na Escola Maria Josefina Saldanha onde foi aberta a primeira sala de “AEE – Atendimento Educacional Especializado” na zona Rural de Caçapava do Sul.

LÚCIA ZANETTI LUIZ TEIXEIRA – Pedagoga, pós-graduada em Gestão Educacional, iniciou suas atividades em 1989. Atuou no EJA e nas Escolas São João Batista, Dagoberto Barcellos e Teodora da Fonseca. Atualmente, há mais de dez anos em escola de campo multisseriada Escola Municipal Padre Fidêncio como Professora e Diretora no Rincão da Salete.

MARCENE FREITAS DE LIMA (Aposentada) – Professora aposentada atuou pelo município na Escola Rural Castro Alves, no Quarto Distrito, na localidade chamada de Corredores.

MARIÂNGELA LINDNER FIGHERA – Pedagoga e Mestre em Educação pela Unipampa, atua como Professora e Diretora na EMEF José Luís Moreira, na Vila Progresso. Coordenou escolas do campo de 2013 a 2016. Trabalha com turmas multisseriadas, há mais de 10 anos, e na Feira do Livro de 2018 lançou sua primeiro livro com o título: “Escolas do Campo Multisseriadas”.

MARLENE MELO FORGIARINI (Aposentada) – Pedagoga, Professora Aposentada. Sempre atuou nas escolas do campo com classes multisseriadas. Iniciou suas atividades, em 1991, na Escola Estadual Santa Bárbara. Em 2001, passou a atuar na Escola Municipal Lino Azambuja onde encerrou as atividades educacionais em 2016.

MARIA SIDERLEI PAZINATO DIAS (Aposentada) – Professora aposentada há 12 anos. Obteve sua formação inicial nas cidades de Piratini e Santana do Livramento. Exerceu a profissão de educadora por 42 anos na Escola Estadual Prefeito Antônio Cândido de Freitas, na Picada do Ricardinho, onde atuou como Professora e Diretora.

MARIETA OLEQUES PEREIRA (Aposentada)  – Professora aposentada, iniciou suas atividades em 1962. Atuou nas Escolas Municipais: Machado de Assis (localizada na Granja Rei dos Pampas), D. Helena Barcellos (localizada nas Caieiras). Nas Escolas Estaduais atuou: Varzinha (propriedade do Sr. Renato Oliveira) e Deolinda Silveira (Serra do Santa Bárbara) onde atuou por 20 anos e se aposentou 1997. Atualmente é municipalizada na Escola Lino Azambuja.

MERLÔ SOUZAN GOMES PESSOA – Pedagoga e Pós-graduada, iniciou suas atividades em 1989, na Escola Miguelina Machado no Faxinal, Vila Progresso, e no ano seguinte na Escola São Judas Tadeu. Depois atuou na Escola D. Maria José da Rosa por 22 anos. Retornou novamente para a Escola São Judas Tadeu ficando até 2018, como supervisora.

NOELI TEREZINHA LEÃO (Aposentada) – Iniciou suas atividades em 1963, no 3° Distrito de São Sepé e se aposentou na Escola Municipal Pauzinho Evangelho Costa, 1993, pelo município de São Sepé.

ODILA MELO FELIX (Aposentada)  – Professora aposentada. Iniciou suas atividades no final da década de 40, como professora particular na Vista Alegre no município de São Sepé. Depois atuou na Escola Municipal Felipe dos Santos, em sua residência na localidade do Santa Bárbara, onde se aposentou com 30 anos de atividade, em 1978. Foi professora de seus filhos e líder comunitária, onde atuou também no Clube 4S, da ASCAR.

RITA DE CÁSSIA ACUNHA RAZZERA – Educadora Física pela ESEF e Bacharel em Administração de Empresas pela URCAMP. Pós-graduada na UFRGS em Informática Instrumental da Educação Básica e em Educação Psicomotora. Atuou como professora municipal do Ensino Fundamental nas séries iniciais e finais. Depois de ser nomeada na rede Estadual exerceu por mais de 28 anos lecionando como professora de Educação Física, nas escolas: ETERG, Escola Cônego Ortiz, Escola Eliana Bassi de Melo, EENSA, e Escola Dinarte Ribeiro. Desde 2011 está lotada na E.E.E.F. Cândida Medeiros, no Rinção de Lourdes, aonde começou atuando como professora e atualmente está exercendo a direção da escola.

ROSELAINE TEIXEIRA DE OLIVEIRA – Bióloga, Especialista em Ecologia e Gestão do Trabalho Político Pedagógico. Atua desde 2002 na Escola Gladi Machado Garcia, Minas do Camaquã, onde atualmente é Diretora.

SALETE TEREZINHA SANTOS HENRIQUES – Pedagoga, Pós-graduada, iniciou suas atividades em 1991, na Escola Municipal Dr. Osvaldo Cruz, no Rincão da Salete. Em 1992, trabalhou Escola Municipal Nossa Senhora da Assunção, no Seival. Em 1993, na Escola Municipal São Judas Tadeu, no Rincão do Seixas, onde atua até hoje como Professora e Diretora. Com 28 anos de atividade, também trabalhou na AABB, nas Escolas São João Batista, Inocêncio Prates Chaves, e Nilza Torres Dorneles.

SINARA AIRES GARCIA – Pedagoga, Pós-graduada em Educação Infantil. Professora há 23 anos, atualmente trabalha nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Gladi Machado Garcia com a turma de pré-escola há 8 anos, sendo esta vinculada a EMEI Nilza Torres Dorneles.

ZELMA ELENA TEIXEIRA – Iniciou suas atividades em 1982, na Escola Municipal Getúlio Vargas (localizada na Chácara dos Pinheiros), onde atuou por 15 anos. Seguiu na Escola Municipal Santa Julia Biliart, por 5 anos, e depois no Patronato e Escola Municipal D. Teodora da Fonseca por 12 anos e mais 3 anos na EMEF Alfredo Duarte e nesse ano na Escola Municipal Dionéia Soares.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *