Eventos e atividades chamam atenção para Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Caçapava do Sul Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

A Secretaria de Assistência Social de Caçapava do Sul, realizou na terça-feira, dia 2 de abril, uma importante programação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização dos portadores da síndrome do espectro do Autismo.

O Prefeito Giovani Amestoy e a Primeira-Dama e Secretaria Adjunta da Assistência Social, Andressa Lisboa, destacam e agradecem todos os funcionários e funcionarias das secretarias municipais que participaram de alguma maneira do evento, as Emeis, as Escolas em geral, que também foram parceiras, e realizaram aulas informativas especiais sobre o tema.

Foi um dia muito significativo para todos nos, ressalta Andressa, pois, além da importância do assunto em destaque, iniciamos um novo processo em relação a essa síndrome, confeccionando mais de 10 carteirinhas, somente nesta terça-feira, trabalho que continua na secretaria.

Lembramos que o documento é gratuito, e visa garantir o atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados para o portador do Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um documento oficial com validade em todos os estabelecimentos, inclusive na rede de saúde pública e particular.

Já começamos a projetar para o ano que vem, um evento maior, com uma programação que envolva toda a sociedade Caçapavana. Em conjunto com a vereadora Jussarete, vamos buscar aquilo que é muito valioso pra todos nos, que é o entendimento e o conhecimento deste assunto de tão especial importância. Concluiu Andressa.

A autora da indicação, Vereadora suplente, Jussarete Vargas Dias, destacou que essa iniciativa representa mais um passo vitorioso que Caçapava do Sul está dando, para contribuir no entendimento da sociedade em relação as pessoas com o TEA, e facilitar de maneira definitiva o atendimento, e incentive a inclusão social e o respeito junto à comunidade.

Eu sempre digo: ” Para nós a carteirinha é uma conquista, pois uma criança autista não tem paciência, ela vai gritar e nós somos tidos como quem não sabe educar. As pessoas não entendem que eles têm um mundo próprio, então esse cartão é quase uma liberdade. Minha filha não é birrenta, não é mal educada, ela é autista”, frisou Jussarete.

Conheça um pouco mais sobre o “TEA”:

Em 2008 a Organização das Nações Unidas conferiu um significado especial ao dia 2 de abril, definindo a data como Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Esse distúrbio de desenvolvimento que afeta aproximadamente 2 milhões de brasileiros foi descrito pela primeira vez, nos anos de 1940, pelo psiquiatra americano Leo Kanner (1894-1981) e pelo pediatra austríaco Hans Asperger (1906-1980).

As principais características do autismo, utilizadas inclusive para diagnósticos, são chamadas de tríade de comprometimento: prejuízos na interação social, no processo de comunicação e na imaginação e presença de comportamentos repetitivos. Essa “tríade” faz com que os autistas geralmente tenham dificuldade em imitar gestos alheios e em entender metáforas. Eles costumam apresentar também isolamento social, aversão a determinados sons, preocupação exagerada com coisas consideradas insignificantes e falta de empatia.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *