Feira do livro conta com escritores, artistas e autoridades de Caçapava e região

Caçapava do Sul Cultura Destaque Educação Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

Teve início na sexta-feira (17), e vai até dia 26 de maio, a 29ª Feira do Livro de Caçapava do Sul. A edição, que é dedicada aos 100 anos do I.E.E Instituto Dinarte Ribeiro, tem como patrono Gujo Teixeira, e coordenador Pedro Vanolim, recebe apoio master da Prefeitura Municipal, que investiu quase R$16 mil para auxiliar no evento, e tem vasta programação com exposição de livros, bate-papo com autores, shows musicais, oficinas de leitura, cinema e teatro, Banda e Coral Municipal, entre outros, das 9h, às 22h.

A abertura Oficial contou com centenas de pessoas, entre autoridades do município, escritores, patronos e leitores. A Patrona 2018, Ariane Severo, passou o título ao patrono 2019, Gujo Teixeira. Além do Prefeito Giovani Amestoy que compôs a mesa de autoridade, estavam presentes também o Prefeito Sávio Prestes (Lavras do Sul), o presidente da Câmara, Silvio Tondo, a Diretora do Dinarte, Fernanda Almeida, a vereadora de Lavras, Rosane Costa, os Secretários Aristides Costa (Educação) e João Timótheo (Secultur) e os Festeiros do Divino.

“A escrita sempre me foi custosa, por isso escrevo. E graças a amigos, porta-vozes da minha arte, estou aqui, difundindo a arte das palavras”, disse Gujo, que se dedica a 30 anos no mundo da escrita.

Luiz Hugo Burin foi o responsável por homenagear o centenário do Instituto de Educação Dinarte Ribeiro. Ele lembrou que o prefeito Giovani Amestoy foi aluno da escola, falou do surgimento do Dinarte, em 1919, sobre a profissão do professor e fez um discurso crítico sobre a política nacional de cortes à educação:

“Nada assusta o professor, a não ser a ameaça ao fim de sua autonomia na luta de uma sociedade melhor, com educação livre, democrática, pois a educação é de acesso a todos (…) e o ensino da Filosofia e Sociologia é fundamental ao suporte à vida”, disse Burin.

O prefeito lembrou que sua mãe, Olga Amestoy, lecionou durante 25 anos no Dinarte e que ele estudou quase toda a sua formação no Instituto (e no Cônego), locais de boas lembranças e aprendizagens.

Amestoy pediu uma salva de palmas às professoras homenageadas, a toda equipe de escolar do Instituto, servidores, professores, direção, alunos e pais e fez também uma “homenagem especial à professora Joaurea, que já não está mais conosco”. Sobre a feira, o Prefeito lembrou que Caçapava não é somente a “Cidade que lê”, mas a “Cidade que lê e escreve, devido a quantidade de bons escritores que compõem a Feira”.

Autoridades presentes: O Vice-Prefeito Luiz Gulglielmin, o prefeito-mirim João Vitor, os Secretários: Cassia Freitas e seu adjunto, Joel Ribeiro (Geral); Higor Casanova (Chefe de Gabinete); Ihoko Motta (Fazenda) e seu adjunto, Volnei Rosso; Michele Mendes Marques (Seagropic); Zoe Silveira (Assistência Social) e sua adjunta, primeira-dama, Andressa Lisboa, também marcaram presença.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *