Secretaria de Saúde Promove Cursos de Atualização para Servidores

Caçapava do Sul Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul Saúde

A Secretaria da Saúde, visando a constante atualização do seu quadro de servidores, vem realizando diversas atividades voltadas à Educação Permanente em Saúde nos últimos meses.

A primeira atividade realizada foi o Curso de Atualização em Curativos e Coberturas para os Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e Médicos das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) e Policlínica Municipal. O objetivo deste curso foi o desenvolvimento de habilidades teóricas e práticas para avaliação de feridas e realização de curativos, processo de limpeza de feridas, conhecimento das principais condutas recomendadas bem como os fundamentos básicos das terapias adjuntas, visando a padronização deste procedimento que é rotina nas unidades de saúde do Município.

No segundo momento foi realizado o Curso de Atualização em Biossegurança, onde foram abordados a importância da correta higienização de materiais e instrumentais cirúrgicos, os processos de desinfecção e esterilização e o processamento de resíduos infectantes e perfurocortantes utilizados nos procedimentos realizados no cotidiano das Unidades de saúde bem como os cuidados para evitar infecções cruzadas, cuidados com acidentes de trabalho e o uso de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) para a segurança do trabalhador. Participaram desta atualização Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros, Cirurgiões Dentistas, Auxiliares de Consultório Dentário e Serviços Gerais de todos os ESF’s, Policlínica Municipal e profissionais do SAMU.

O curso atualmente ofertado é o de Acolhimento e Humanização no SUS e está ocorrendo em toda a Rede de Saúde do Município (Secretaria de Saúde, ESF’s, Policlínica Municipal, Regulação, CAPS e Centro Materno Infantil, Fisioterapia, Farmácia, SAMU, Almoxarifado e CBEA); o curso apresenta o modelo de atenção ampliada em saúde e sua relação com o acolhimento humanizado, propondo-o como um caminho para mudanças e para o acesso à saúde. As diferentes formas de implementar o acolhimento no processo de trabalho também são tema da capacitação, que destaca a importância do envolvimento entre a equipe multiprofissional, a gestão, o usuário e a comunidade na construção do acolhimento humanizado.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *