Prefeito recebe responsáveis pelo Censo Demográfico do IBGE

Caçapava do Sul Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

Os responsáveis pelo Censo Demográfico no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se reuniram nesta terça-feira (17) com o Prefeito Giovani Amestoy, chefe de Gabinete Higor Casanova, coordenador de imprensa William Brasil e diretor da Emater, Gustavo Lima para tratar do Censo 2020 e apresentar números e delimitações do município.

Laiane Lopes explicou que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

Na reunião, eles discutiram ainda as últimas estatísticas do censo realizadas em 2010 das zonas urbanas e rurais do município, bem como perímetro Urbano, Centro e Bairros e suas delimitações.

De acordos com os censitários, a próxima pesquisa para recolhimento do Censo deve ocorrer no início de 2020 e pediu apoio da população para que os dados sejam o mais fiel possível da realidade de Caçapava do Sul:

 “Baseado no nosso plano diretor do instituto, no mapa fornecido pelo Estado e no diálogo com as Secretarias da Prefeitura nós mapeamos as áreas que receberão nossos pesquisadores para colherem os dados da amostra que definirá os dados de Caçapava”, informou.

O IBGE deverá contratar temporariamente, via edital do site do Instituto, 1 coordenador censitário de área para os municípios de Caçapava, Lavras e Santana; 6 agentes censitários supervisores  e 35 recenseadores. A previsão é que as contratações iniciem em janeiro de 2020. A previsão é de que as pesquisas em Caçapava e região ocorram de julho a outubro de 2020.

Vinculado ao Ministério da Economia, o IBGE cumpre a sua missão: identifica e analisa o território, conta a população, mostra como a economia evolui através do trabalho e da produção das pessoas, revelando ainda como elas vivem (saúde, alimentação, renda, entre outros). Dados sobre registros civis, certidão de casamento, nascimento, óbito, também são usados pelo Instituto de Pesquisa.

 

Censo 2010 e dados atuais:

De acordo com os dados apresentados pelo IBGE do último Censo, Caçapava do Sul tinha 33.690 moradores em 2010, sendo 25.410 na área urbana e 8.280 na área rural. Ainda de acordo com o censo, nas estatísticas de registro civil, feito anualmente, em 2017 nasceram 372 crianças e morreram 345 pessoas, no total.

No próximo Censo, Comunidades Quilombolas como Picada da Vassoura, Rincão dos Farias e Cerro Vermelho, além de área indígena (Irapuá) farão parte das pesquisas e estatísticas.

Por fim, eles informaram sobre o Censo Agropecuário de Caçapava do Sul, das mostras recolhidas em 2016 e que deve ser divulgado em outubro deste ano. A previsão é que se confirmem no município os 23 mil hectares de plantação de soja, adiantou os responsáveis pelo Censo.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *