Colégio Coeducar participa de evento livre de emissão de carbono

Caçapava do Sul Cultura Destaque Geral Região

O quinto ano, do Colégio Coeducar, realizou uma viagem de estudos, acompanhado da professora regente Adriana Pozzebon e dos pais, para a Quinta da Estância, em Viamão. O local é a maior e mais completa Fazenda de Turismo Educacional do Brasil.

O passeio faz parte de um projeto socioambiental inédito e inovador: todos os gases causadores do efeito estufa, gerados desde o transporte até a Fazenda, incluindo gastos com energia elétrica, gás de cozinha, geração de resíduos, são neutralizados pelo plantio de árvores nativas. Os responsáveis técnicos calculam a quantidade de gases emitidos e o valor é convertido em plantio.

Fundada em 1992, é uma referência no desenvolvimento de vivências práticas a partir dos conteúdos estudados em sala de aula. A Quinta da Estância recebe, durante todo o ano, a visita de escolas, universidades e empresas de todo o Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.

Com foco no conhecimento, a fazenda possibilita a realização de variadas atividades que complementam os conteúdos abordados nas escolas. Através de um estudo das diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) a equipe reformulou os projetos educacionais e hoje, os projetos e passeios oferecidos estão alinhados com as quatro áreas do conhecimento: Linguagens (Português, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira), Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), Ciências Humanas (História e Geografia) e Matemática.

A turma conheceu as espécies de animais e plantas da fazenda, com visita guiada; fez trilha ecológica, trilha noturna, arvorismo e tirolesa. Os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma imersão ecológica, além de se divertirem intensamente. Já os pais puderam vivenciar experiências fora da rotina diária.

Por: Tisa Lacerda

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *