Situação de Emergência: Caçapava do Sul ainda avalia os impactos

Caçapava do Sul Destaque Prefeitura de Caçapava do Sul

Um encontro realizado na prefeitura de Caçapava do Sul na manhã desta quinta-feira, 16, reuniu o prefeito em exercício, Luiz Guglielmin e a Secretária de Agropecuária, Indústria e Comércio, Michele Mendes, com integrantes de entidades ligadas à atividades agropecuárias de Caçapava do Sul, entre eles Cotrisul, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Defesa Civil e Emater.

Na ocasião os presentes relataram informações específicas de várias localidades do interior do município que serão usadas pelo Executivo para avaliar a possibilidade da decretação de situação de emergência. Conforme as informações apresentadas, os problemas são sazonais e desta forma a composição de um relatório preciso se faz necessário.

Há perdas expressivas em algumas culturas como o milho e soja, a qual possui lavouras que ainda estão sendo plantadas. Já a lavoura de arroz não apresenta problemas relatados, assim como na pecuária. Na cultura de soja, algumas lavouras tiverem problemas de estiagem iniciados desde o plantio e isso já pode acarretar uma quebra de até 20% no rendimento. O entendimento ainda é divergente, pois, se por um lado já há perdas contabilizadas, por outro lado a decretação de situação de emergência pode levar a um aumento no custeio do seguro agrícola na hora da renovação.

Para que haja a decretação da situação de emergência há necessidade de documentação comprobatória dos danos humanos, financeiros e ambientais e, desta forma e, para que se tenha um levantamento preciso, principalmente em razão da ocorrência das últimas chuvas, o grupo de trabalho deve se reunir na próxima semana para compilar os dados que serão apresentados pelas entidades reunidas.

O prefeito Luiz Guglielmin finalizou a reunião enfatizando que o Executivo de Caçapava do Sul está à disposição das entidades e trabalhando para buscar soluções a fim de diminuir os efeitos da estiagem aos cidadãos caçapavanos.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *