Presidente da Câmara de Caçapava conhece a estrutura de saúde de Lavras do Sul

Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Destaque

Na manhã desta sexta-feira, dia 03, o Presidente da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, Mariano Teixeira, esteve em Lavras do Sul para conhecer de perto o funcionamento da UTI Móvel adquirida pelo município vizinho e também a estrutura de saúde local, como Hospital e também uma Unidade de Saúde que funciona das 8h as 20h, que é o Programa Saúde na Hora, além do Pronto Atendimento.

O Presidente foi recebido pelo Prefeito da cidade, Sávio Prestes, o Secretário da Saúde, Cassildo Delabary e o vereador de Lavras, Guto Bitencourt (PP).

A primeira visita foi para conhecer de perto a UTI Móvel que foi adquirida pela Prefeitura, onde uma ambulância acabou sendo adaptada para receber pacientes graves e realizar a transferência para o Hospital de Referência. Segundo o Secretário de Saúde, o veículo conta com Ventilador Pulmonar Portátil, Monitor Multiparamétrico, Desfibrilador e Eletrocardiógrafo, além de outros equipamentos necessários para o transporte, como oxigênio, material de primeiro atendimento e utensílios de segurança.  Delabary informou que os equipamentos foram adquiridos com recursos destinados para o combate ao Covid e também de equipamentos doados pelo Estado.

Na sequencia, o Prefeito mostrou ao Presidente o funcionamento do Programa Saúde na Hora, que é uma mini UPA, onde funciona das 8h até as 20h, e após as 17h com livre demanda a população. Este programa não substitui o Pronto Atendimento, que funciona no Hospital Dr. Honor Teixeira Costa. O Secretário disse que o Programa Saúde na Hora tem atendimento médico e de enfermagem, além dos três ESFs espalhados pelo Município.

No final, o Presidente foi recebido pelo Diretor do Hospital, Halabi Machado, onde explicou ao vereador a forma de atendimento e triagem do PA e o funcionamento da ala do Covid 19, além de um contêiner separado do Hospital para atender a população com sintomas gripais.

” É sempre bom a gente conhecer bons exemplos na área de saúde para poder indicar ao nosso município, um exemplo é a UTI móvel que foi montada e este programa do Saúde na Hora, que é um desafogo aos postos de saúde, no qual recebe recursos federais para o seu funcionamento.”, disse Mariano.

blob:https://www.facebook.com/7be8eeb4-4f5d-4d0f-878c-94bd1b9390cb

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *