Com o objetivo de prevenir e reduzir o número de suicídios foi criada em 2014 a campanha Setembro Amarelo, tendo como o dia 10, oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.Em Caçapava do Sul O Caps 1 – Casa Esperança – Especializado em Saúde mental, conta com 16 profissionais capacitados. Conforme a professora Lisa Maicá, coordenadora do centro, são 2 psicólogos, 1 psiquiatra, 1 médico, 1 assistente social, 2 monitores, 1 coordenador, 2 técnicos de enfermagem, 1 enfermeiro, 1 recepcionista 1 estagiário e 2 serviços gerais que chegam a atender mais de 1.500 procedimentos mensais.
Para os psicólogos Breno Burgardt e Francisca Torres, a data serve de alerta tanto para as pessoas que têm apresentado sinais ou sintomas, quanto para os familiares que, por estarem próximos, podem perceber de forma mais imediata a necessidade de acompanhamento. Esse é um mês voltado para a valorização à vida, pois em certos momentos é dada muita importância a saúde física em detrimento à saúde mental, principalmente agora em tempos de pandemia, enfatizaram.
Conforme os profissionais, já houve a percepção do aumento de casos e o momento é de chamar a atenção para a prevenção. Para isso, a observação de sinais e sintomas do outro é necessária.
Como buscar ajuda?
O primeiro passo é o paciente ou familiar procurar auxílio na Unidade Básica de Saúde mais próxima ou a Policlínica Municipal. Lá será feita avaliação e encaminhamento se houver necessidade. Um outro importante canal é o CVV – Centro de Valorização à Vida que funciona através do fone 188.
Esse atendimento é 24 horas e durante todos os dias. Lá, voluntários, com todo o anonimato, estão treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional.
O Caps 1 – Casa Esperança, está localizado na rua Cel. Baltazar De Bem, 445.