R27 apresenta leve queda de índices de casos de Covid e se mantém em Estado de Alerta

Caçapava do Sul Coronavírus Geral Prefeitura de Caçapava do Sul Saúde

De acordo com a Nota do GT Saúde (Ofício 261/2021), do Estado do Rio Grande do Sul, emitida ontem, dia 16, e enviada à R27 de Cachoeira do Sul e seus demais 12 municípios, dentre eles Caçapava do Sul, está mantido o ALERTA para a região em relação ao controle e combate da Pandemia do Coronavirus.

Na segunda-feira, dia 14, ocorreu uma reunião técnica dos prefeitos da região 27 juntamente com a Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann. A Secretária dialogou com os prefeitos sobre a aplicação do novo Modelo de Sistema, os 3As e solicitou que os municípios padronizem os Decretos em cumprimento das Normativas emitidas pelo Grupo Técnico. Ela também falou do investimento do Estado, que está à frente dos demais na vacinação contra a Covid-19.

O Prefeito Giovani Amestoy, que foi um dos que se pronunciaram na reunião, parabenizou a Secretária de Saúde pela ação dos servidores da saúde no combate a pandemia, mas também cobrou a criação de mais leitos hospitalares em nossa nossa região, lembrando que a R27 tem apenas 20 leitos de UTI, em Cachoeira do Sul, e que serve para atender outros 12 municípios. Amestoy também cobrou incentivo do Estado gaúcho para a contratação de mais fiscais, uma vez que o número de efetivo da fiscalização e das forças de seguranças ainda é insuficiente.

Antes da reunião com a Secretária de Estado, a AMCSERRA e a R27 promoveram uma reunião com os Secretários de Saúde dos Municípios na sexta, dia 11, em Passa Sete-RS, para discutir os boletins do Covid e Decretos. A Secretária de Saúde, Ines Salles, participou da reunião.

Conforme a Nota Técnica enviada pelo Estado, houve uma redução nos casos de incidência acumulada desta nota do dia 16, de 496,5% (1008 novos casos), enquanto da semana anterior era de 653,2% (1.306 novos casos) para a nossa região, e com variação semanal de -10,7%, enquanto no boletim Estadual anterior era de +27,3% e média móvel de +14,7% e que caiu neste boletim para -6,0%.

Esse acompanhamento gráfico, mesmo que em queda, manteve o município em situação de alerta, e com as mesmas medidas já determinadas em Decreto anterior, e que serão avaliadas até a próxima Nota daqui uma semana, para saber se seguirá as medidas conforme a redução ou aumento de casos.

por William Brasil

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *