Caçapava do Sul faz Abertura da Semana Farroupilha

Caçapava do Sul Cultura Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

Com a retomada das atividades, a exemplo eventos e rodeios, Caçapava do Sul, a 2ª Capital Farroupilha, que se destaca no Estado pela quantia de CTGs percapita (9 no total) e por realizar normalmente dois desfiles na Semana Farroupilha (um de abertura outro de encerramento), deu início no domingo, dia 12, a Semana Farroupilha Municipal, promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur).

O evento oficial de abertura, no Largo Farroupilha, neste ano foi restrito ao público, participando somente 3 cavalarianos e patrões e patroas representantes dos 9 CTGs, autoridades do município, como o Prefeito Giovani Amestoy, o Secretário de Cultura e Turismo, Stener Camargo, que receberam os convidados, da 18ª Região Tradicionalista, o Vice-Presidente Diegos Santos, Flávio Monteiro (ex-Secretário de Planejamento e Meio Ambiente e da UPM), a Presidente dos Festejos Farroupilha do município, Édila Fonseca; Bianca Munhóz, Patrona Municipal do Festejos, o Peonado e Prendado Muncipal. Centelha da Chama é Entrega em Centros Tradicionalistas e no Largo Farroupilha.

O grupo de Cavalgada Municipal, Portal do Pampa, presidido por Honório Militão, trouxe neste ano a centelha da Chama Crioula de Bagé, sede da 18ª Região tradicionalista. Nossos cavalarianos foram no último dia 05 de setembro ao município vizinho e, após 7 dias de cavalgada, chegaram ao nosso município para distribuição da Centelha.

Eles iniciaram a distribuição em pequena cerimônia no CTG Heróis do Seival, que é o responsável por nomear neste ano a Patrona dos Festejos. Lá foram recebidos por autoridades e patronagem.

Após, houve a 2ª cerimônia de Acendimento do dia, desta vez, no Largo Farroupilha. Os cavalarianos do Grupo Portal do Pampa foram recebido pelas autoridades e pela Banda Municipal Dr. Cyro Carlos de Melo (presidida por Fátima Jovane) que entoou o Hino Rio Grandense, além de duas músicas: Querência Amada e Eu Sou do Sul. Após, Militão passou para as mãos do Prefeito a Centelha da Chama para o acendimento da Pira.

No local, Giselbia Rosso, representando o CTG Pampa e Querência, repassou a Chama Crioula, recebida das mãos do prefeito, ao Patrão do CTG. Também, no local, a Patronagem do CTG Sentinela dos Cerros acenderam a Chama Crioula.

Ao fim do Acendiemnto Oficial no Largo Farroupilha, o Grupo de Cavalgada, acompanhado das autoridades, prendado e peonado e Patronesse, se dirigiram aos CTGs Sentinela do Forte, onde foram recebidos por Edila Fonseca e pelos Patrões, para pegarem a Centelha da Chama Crioula.

De lá, o grupo de cavalarianos se dirigiu para o CTG Família Nativista e para a Associação de Trovadores, onde aos passar a Chama ao Patrão, Herivelton Trindade, finalizaram as cerimônias de Acendimento em Caçapava do Sul.

Semana Farroupilha diferente

Neste ano, devido a Pandemia, foi autorizada a retomada dos festejos, porém os CTGs deverão seguir os protocolos (aprovados por eles juntamente com a Comissão de Saúde e Combate ao Coronavírus e pela Comissão dos Festejos). Dentre as medidas, eles poderão realizar seus jantares bailes, com música ao vivo e ambiente, porém sem a abertura de pista de dança (que ainda não é permitida no Estado e Município para eventos). Também é permitido a realização de jogos campeiros, provas, e rodeios, mas sem a presença de público.

Prendado e peonado municipal para o biênio 2021/2022:

-Chinoquinha: Ana Cecília Fonseca

– Piazito Municipal: Luiz Miguel Araujo

– Prenda Farroupilha: Giovana Feliz Menezes

– Peão Farroupilha: Hélisson Pires Lopes

– 1ª prenda mirim municipal: Marina Nobre

– Guri Municipal: Luiz Henrique

– 1ª prenda juvenil municipal: Maria Eduarda Fonseca

– Peão municipal: Iago Carvalho da Silva

– 1ª prenda adulta municipal: Débora Flores

por William Brasil

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *