O “Caminhar Pela Vida”, criado em 2018 pela Prefeitura Municipal, atende pacientes de todos os ESFs da cidade. São pessoas diagnosticadas com hipertensão, diabéticos, cardíacos e com sintomas de depressão que, sob orientação médica, praticam atividades que são compostas por caminhadas orientadas, exercícios de equilíbrio, flexibilidade e sociabilização.
Conforme a instrutora Valéria, acadêmica de Educação Física, a volta das atividades do grupo traz esperanças, já que muitas perdas ocorreram e a volta traz motivação e isso faz com que as pessoas se sintam mais importantes e se sintam vivas. “Elas brincam, dão risadas e planejam eventos”.
Para Elisabete Bonotto, integrante do grupo, “o retorno está sendo muito bom para as pessoas, que precisam dessas atividades, pois estavam muito tempo paradas e é muito importante o convívio. Tem muita gente que não sai de casa e essa hora que a gente está aqui, nessa caminhada e exercícios, é pra gente”.
O Grupo “Caminhar pela Vida” tem apoio do CMD (com Valdirana Zago), Secretaria Geral (Cássia Freitas) e Secretaria de Saúde (Inês Salles), que participaram hoje do Programa conversando com as pessoas assistidas.
Por Luís Carlos Machado