Câmara de Vereadores apoia campanha Dezembro Vermelho

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Destaque Geral Saúde

O Poder Legislativo de Caçapava do Sul está apoiando o Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Como realizado em outras datas, o prédio da Câmara estará iluminado com a cor vermelha, como símbolo da campanha.

De acordo com o presidente do Legislativo, vereador Paulo Pereira (PDT), é muito importante que os poderes públicos estejam engajados nesta campanha de prevenção.

“O foco da campanha é conscientizar as pessoas sobre a importância de exames preventivos, muitos diagnósticos são feitos quando a doença já está avançada. Por isso a importância que os exames sejam feitos de maneira rotineira, assim as chances de curas são bem maiores”, explicou o vereador Paulo Pereira.

Recomenda-se que todas as pessoas sexualmente ativas realizem regularmente testes para a detecção do HIV. Existem testes rápidos feitos sem a necessidade de estrutura laboratorial. Eles são práticos, feitos com uma gota de sangue e o resultado sai em, no máximo, 30 minutos. Com o resultado do teste em mãos, caso a pessoa esteja infectada, o tratamento é iniciado imediatamente, sem custo algum para o paciente.

A camisinha ainda é o método mais acessível e eficaz para a prevenção do HIV e deve ser utilizada em todas as relações sexuais. Camisinhas femininas e masculinas estão disponíveis gratuitamente nos serviços de saúde para toda a população.

Além desse método, outros dois também podem ser utilizados na prevenção à infecção: a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP); e a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP). A PrEP é indicada para pessoas com parceiros soropositivos, por exemplo, e consiste na ingestão diária de um comprimido que impede que o HIV infecte o organismo, antes mesmo da pessoa ter contato com o vírus. A PEP é indicada para aqueles que passaram por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha, por exemplo, e consiste no uso de medicamento em até 72 horas após a exposição, devendo ser continuado por 28 dias.

Todos os métodos são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *