Inaugurado o novo Fórum de Caçapava do Sul

Caçapava do Sul Destaque Geral Informativo

O prefeito de Caçapava do Sul Giovani Amestoy acompanhado do vice-prefeito Luiz Guglielmin e do Procurador Jurídico do município Luciano Pavanatto participaram da solenidade de inauguração do novo Fórum de Caçapava do Sul, localizado na Avenida Santos Dumont.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades em especial o Desembargador Voltaire de Lima Moraes e do Juiz Diego Locatelli.

O prefeito Giovani Amestoy lembrou que seu pai, o advogado e ex-presidente da OAB, Aldo Azevedo da Silva, teve fundamental importância no início do processo que levou a escolha do local que culminou na construção e hoje, inauguração deste importante projeto. Disse que somente trabalhando juntos as coisas acontecem. Aproveitando o momento Amestoy se dirigiu ao Desembargador e demais autoridades para solicitar que a Comarca de Caçapava do Sul deixe de ser uma Comarca de Entrância e passe a ser considerada intermediária, o que faria com que houvesse maior permanência dos juízes em Caçapava do Sul.

O Juiz Diego Locatelli lembrou desde o início das tratativas e solicitação em busca da construção do novo Fórum e que nesta data o esforço coletivo se vê edificado. Locatelli agradeceu a todos pelo carinho e comprometimento durante todo o tempo e salientou que a estrutura vem ao encontro da necessidade de todos em trabalharem em ambiente moderno como o novo tempo exige.

Desembargador Voltaire de Lima Moraes falou sobre o momento importante da inauguração do novo Fórum e fez relato sobre a origem da cidade de Caçapava do Sul bem como seu nome. Em momento de emoção, o Desembargador lembrou que a inauguração tem caráter sentimental pois quando jovem, em conversa com seu o avô, este se declarou orgulhoso em ser cacapavano, nascido no Passo do Souza. Lembrou ainda que veio a Caçapava do Sul junto a seu pai que trabalha com plantio de arroz, em busca de mão de obra para a lavoura. Ele lembrou que jamais poderia imaginar que aquele menino estaria agora, passados muitos anos, nessa mesma cidade, agora como Desembargador inaugurando o prédio do moderno Fórum Digital. Finalizou dizendo que esse prédio será um local da cultura do bom relacionamento chegando a ser a “família judiciária unida”.

Também estavam presentes a Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, primeira mulher eleita Presidente do Tribunal de Justiça, o ex-promotor de justiça da Comarca de Caçapava do Sul Diogo Taborda, o ex-prefeito de Caçapava do Sul e diretor de Planejamento do BRDE Otomar Vivian, o Deputado Estadual Faissal Karam representando a Assembleia Legislativa, o Presidente da Subseção da OAB de Caçapava do Sul Antônio Almeida Filho, a vereadora Patrícia Castro, representando o Poder Legislativo de Caçapava do Sul. Projeto do Fórum Digital que foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura é orçado em R$ 6 milhões, e está construído no terreno doado pela Prefeitura, que tem aproximadamente 4.000m².

O Projeto intitulado Fórum Digital, trata-se de uma inovação da Justiça Estadual na construção de prédios com acessibilidade, segurança, mobilidade e conectividade, para acelerar os processos judiciais, diminuir o uso de arquivos de papéis (por digitalizados e processos on-line) e bem atender a comunidade.

O prédio antigo do Fórum, pertencente ao município, será devolvido e no local deverá abrigar algumas Secretarias de Governo que estão em prédios alugados.

Por Luís Carlos Machado

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *