Secretários participam de reunião regional e discutem sobre medidas restritivas de combate ao covid-19 na R27

Caçapava do Sul Coronavírus Geral Região Saúde

Na manhã de quinta-feira, dia 27, na cidade de Arroio do Tigre, Prefeitos e Secretários dos municípios que compõe a R27-Cachoeira do Sul a qual faz parte Caçapava do Sul, dentre eles, representando o município, a Secretária de Saúde Inês Salles e o Secretário Geral Adjunto Patrick Paz, participaram de reunião para discutir medidas de combate ao covid-19. Ficou acordado entre os municípios da R27, que será emitido um ofício junto ao Governo Federal solicitando a liberação de um número maior de testes para a região, além da recomendação de adiamento de eventos maiores que possam causar aglomeração de pessoas. Este acordo permanecerá por 15 dias, ainda não havendo melhora nos indicadores, medidas mais restritivas deverão ser adotadas.

A maioria dos presentes manifestaram contrariedade de vedar atividades econômicas na região, como restrição e fechamento parcial de comércios e indústrias, justificando já a grande dificuldade financeira que diversas empresas e entidades estão enfrentando desde o início da pandemia, há dois anos, o que dificultaria ainda mais o dia a dia de diversas famílias e poderia causar mais desempregabilidade. A justificativa sobre a vedação é baseada nos números dos boletins na região, que estão melhores em comparação a outras regiões do Estado, mesmo com o aumento de novos casos nas primeiras semanas de janeiro.

Eles sugeriram ainda outras formas de combate a disseminação do vírus, sem a necessidade de fechamento de comércios e similares, como fiscalização intensiva no cumprimento dos protocolos de saúde, tanto nas vias públicas, como nas atividades econômicas, e a solicitação de um número maior de testes para os municípios, permitindo identificar possíveis infectados com o vírus e evitar novas contaminações, pois as redes de saúde estão encontrando diversas dificuldades na aquisição de testes para covid, além da inflação no valor dos mesmos.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *