Vereador Mariano defende ações mais concretas no combate a estiagem e na defesa do produtor

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Geral

O vereador Mariano Teixeira (Progressistas) defendeu nesta semana, uma ação mais concreta do Poder Público para proteção aos produtores rurais que estão sendo castigados pela estiagem histórica e as famílias que estão sem abastecimento de água.

Segundo o vereador, a seca deve causar enormes prejuízos para a economia de Caçapava do Sul e afetar boa parte dos agricultores. “Temos que nos mobilizar para ajudar os produtores neste momento, principalmente para pressionar o Governo Federal a revisar o zoneamento agrícola da soja no Estado, que acabou no final do mês de dezembro. A prorrogação do prazo poderá garantir um novo plantio quando a chuva retornar e também assegurar o acesso ao Proagro, seguro agrícola direcionado aos beneficiários do Pronaf”, comentou Teixeira.

Teixeira comentou ainda, que o município deve analisar um futuro decreto de emergência, para poder agir de forma rápida e consistente neste processo, além de ajudar os produtores rurais no encaminhamento de demandas pertinentes à seca. “Além de trabalhar para ajudar os produtores rurais neste momento, temos que pensar também nas famílias caçapavanas que já estão sem água para o consumo. A prefeitura vai precisar de ajuda no transporte da água potável, porque infelizmente a estiagem vai persistir”, comentou.

O vereador afirmou ainda que estará ao lado dos agricultores nesta luta pela revisão do zoneamento e na liberação junto ao Poder Público, de medidas de socorro aos produtores. “A união dos governos federal, estadual e municipal, junto com as entidades, será fundamental para amenizar o enorme prejuízo dos produtores, que pode afetar significativamente a economia gaúcha e caçapavana em 2022. Vou enviar um ofício para a bancada federal gaúcha e para os deputados estaduais, pedindo agilidade em todas as demandas do homem do campo. Enviarei também um requerimento ao Ministério da Agricultura solicitando ajuda para levar água potável para o interior, além da prorrogação do zoneamento agrícola”, explanou.

Durante a sua manifestação, Teixeira lembrou que conseguiu a aprovação junto à Secretaria de Agricultura do RS, a perfuração de poços artesianos no interior do município. Essa medida vai resolver parte do abastecimento de água nas localidades beneficiadas. O geólogo já fez o projeto e a execução deve ocorrer no primeiro semestre de 2022.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *