Ver. Lelo apresenta ao Executivo para estudo e implantação do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e Educação Popular em Saúde

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Geral Saúde

O vereador do MDB apresentou Indicação na Casa Legislativa sugerindo ao Executivo a possibilidade de implantação do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e Educação Popular em Saúde (PMPICEPS).

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Mediante a isto, o vereador Antônio Almeida Filho – Lelo (MDB) apresentou Indicação ao Poder Executivo, na sessão ordinária de 22 de março, com a finalidade da elaboração de um estudo sobre a possibilidade de implantar o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e Educação Popular em Saúde.

Segundo o parlamentar, a criação de um PMPICEPS objetiva promover a implantação de políticas e diretrizes para as área das Práticas lntegrativas e Complementares – Arteterapia, Homeopatia, Naturopatia, Crenoterapia, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de Mãos, Ozônioterapia, Terapia de Florais e outras, incluindo as práticas que possam a vir a ser incorporadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde; bem como promover a implantação e políticas e diretrizes para a área da Educação Popular em Saúde.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *