Professor Burmann, ex-reitor da UFSM, visita Caçapava para discutir políticas afirmativas e Geoparque e é convidado para Palestra na Unipampa

Caçapava do Sul Destaque Geral Política

O ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de 2013 a 2021, o professor Paulo Burmann, que segue na universidade federal ministrando aulas na área de odontologia, esteve em Caçapava do Sul sexta (29) e Sábado (30), para um bate-papo com lideranças para tratar sobre políticas afirmativas, educação, gestão pública, desenvolvimento regional e sobre o Geoparque Caçapava do Sul.

Burmann chegou sexta à Caçapava com sua esposa Elaine e os assessores Marionaldo Pereira e Carla e jantaram no El Rancho, onde foram recebidos pelo coordenador de comunicação do município, William Brasil. Eles se hospedaram na Chácara do Forte, local da primeira agenda do sábado (30) com lideranças do PDT Caçapavano, dentre eles o Prefeito Giovani Amestoy, o Secretário de Cultura e Turismo, Stener Camargo, o presidente do Partido, Adão Naldo Pereira e o assessor do vereador Caio Casanova, Gelson Lopes, Reni Pereira da velha guarda do PDT, Marco Mayora, Carlos David de Rosso, entre outros filiados e simpatizantes.
Após, às 10h30, ele cumpriu agenda no Clube Harmonia, onde foi recebido pela presidente do Clube e Coordenadora de Promoção de Igualdade Racial, Catia Cilene Dutra Morais e lideranças. Na roda de bate-papo sobre Caçapava od Sul Capital da Geodiversidade e aspirante Geoparque Unesco, os principais assuntos discutidos foram sobre Educação, Gestão Pública, acesso à Universidade e Políticas Afirmativas que foram implantadas na UFSM ao longo dos 8 anos de Burmann como Reitor, dentre elas a de moradias para estudantes que não teriam condições de cursar a universidade sem auxílio moradia e que é o maior programa do país oferecido por uma universidade Federal. Burmann também falou sobre a criação do Observatório de Direitos Humanos, parceiro do Compir, que trata de políticas de Igualdade Racial, cotas e gênero na universidade e criado em sua gestão.
Burmann, que é Pré-candidato pelo PDT a Deputado Federal, após o bate-papo, almoçou em Caçapava e visitou a Casa de Cultura Juarez Teixeira, onde foi recebido pelo médico criador do espaço, Dr Juarez, sua esposa Zaira, a filha e coordenadora da Casa de Cultura Gisele e pela psicóloga Débora Freitas. Após visita e café no local, ele se dirigiu para Lavras do Sul, seguindo o roteiro pela região que contou ainda com passagem na comemoração do Aniversário de São Sepé.

Dia 11 ele volta a Caçapava, onde ministrará uma Palestra sobre educação inclusiva, acesso às políticas afirmativas estudantis e Geoparque Caçapava, na Universidade Federal do Pampa, às 18h30. O Convite foi feito pelo diretor do campus caçapavano, prof. José Hojas, que recebeu Burmann no Clube Harmonia.

 13,836 Visualizações,  111 Hoje

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *