Vereadores discutiram tema de “superpopulação de animais de rua” no município

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Geral Informativo

Patricia Castro (PL) e Marco Vivian (MDB) entraram com requerimento para Audiência Pública com o tema “animais abandonados, cães comunitários e outros”
Segundo os parlamentares, o requerimento nº 73/2022, foi motivado mediante a super população de animais vivendo nas ruas de Caçapava do Sul e os problemas que isto tem acarretado no cotidiano da comunidade.
Assuntos como abandono, castração, responsabilidade tutora, matilha de cães em lugares impróprios, entre outros, são assuntos que precisam ser discutidos com a população e entidades.
Trata-se de um tema mais complexo do que “ser contra ou a favor”, e também, de uma demanda que não pode ficar apenas sob responsabilidade de ONG’s e protetores. Ações não pensadas para este assunto podem acarretar situações extremas, vide o exemplo de motociclistas que já sofreram acidentes, alunos mordidos próximo a escola…
“Será um lugar aberto para as pessoas falarem, uma oportunidade para a comunidade expor situações narradas diariamente em redes sociais e nos gabinetes. O executivo deverá vir colocar suas ações e buscarmos soluções para este problema”, falou Vivian.
“Isto é uma questão de gestão do município. Mas também de todos nós, precisamos chegar em um denominador comum para um resultado satisfatório a todos. O problema está num patamar próximo ao descontrole”, contribuiu Patricia.
A vereadora Mirella Biacchi (PDT), defensora dos direitos dos animais, os quais são pautados em várias leis , como Estadual a 15254 a lei federal 9605/98 ela CF/88 no ART 225, utilizou seu espaço de fala para desabafar sobre casos extremos de maus tratos, resgates e muitos outros percalços que vivencia diariamente na tentativa de contribuir para o bem estar animal.
Segundo a parlamentar o Centro Municipal precisa de melhorias, porém, lá é o local onde os animais são resgatados, tratados, alimentados, castrados e disponibilizados para adoção.
“A culpa agora dos animais de rua é minha? Eu não coloquei nenhum cachorro na rua. Os protetores são colaboradores voluntários que trabalham, em qualquer horário, visando melhorar as condições de vida dos animais e harmonia na convivência com a comunidade”, explanou Mirella.
A Mesa Diretora da Casa deverá se reunir na próxima semana para definir a data da Audiência Pública.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *