Eleições, o que esperar!

Colunistas Geral

Estamos próximo as eleições no Brasil, para muitos é o momento de fazer valer a força da democracia através do voto, quando “temos” a possibilidade de escolher quem vai nos representar perante as instâncias políticas. Mas realmente temos a liberdade de escolher quem vai nos representar? Eu digo que não, pois quem realmente diz em quem devemos votar são os partidos dentro dos diretórios e conforme os interesses deles, excluindo o caso de candidatos a vereadores que tem uma maior liberdade o resto é o partido que decide quem deve fazer parte e quem não deve.
No caso de governador e presidente essa escolha é ainda menor, mais direcionada pelos partidos, o povo apenas tem a opção de escolher um dos indicados para votar dentro das preferências dos partidos, ou seja, o eleitor apenas referenda o que foi escolhido por um pequeno grupo conforme seus interesses, o que na verdade faz com que tenhamos dificuldades de fazermos a nossa escolha.
Fui buscar um conceito para definir partidos políticos e vou transcrever como está no site Politize. “A princípio os partidos são associações que representam convicções políticas, organizando um plano de governo de acordo com seus ideais. Podemos apontar as características básicas de ação que definem um partido como: a) o caráter de formação de grupo, já que se trata da união de pessoas com ideias em comum sobre pautas sociais; b) a organização dessas ideias em um plano de conquista de cargos governamentais; c) a administração de um município, estado ou país baseada nas propostas de campanha aliada às correntes de pensamento político que atendem às demandas da população.”
Lendo essa definição já no começo fala em convicções políticas, mas qual partido tem isso no Brasil, indo mais a frente fala em plano de governo baseado em ideais, aí fica pior ainda já que isso não temos em nenhum partido nesse país. Segue logo adiante falando em correntes de pensamento político que atendam a demanda da população, ou seja, bonito na teoria, mas que na prática não se realiza. Mas é o formato que temos, então nos resta fazer a melhor escolha. Hoje boa parte dos políticos buscam se perpetuar no poder, fazendo desse um emprego, alguns estão apenas buscando se aposentar com o salário do cargo político. Esse é um sistema altamente voltado a interesses em currais eleitorais e assistencialismo a nível municipal.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *