Movimento Estudantil da Unipampa explana sobre cortes no orçamento da instituição

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Destaque Geral

Representantes dos alunos da Universidade Federal do Pampa, Campus de Caçapava do Sul, solicitaram a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (13), para expor os graves problemas oriundos cortes do orçamento e bloqueio financeiro.
Segundo a representante do movimento estudantil, Flavia Pereira, este problema vem se agravando desde o meio deste ano. O bloqueio nos orçamentos das universidades públicas, mediante a publicação do decreto 11.216 de setembro de 2022, resultou em novo contingenciamento de 5,8% nas despesas das universidades, um montante de mais de 2 milhões de reais. Somado aos 3,5 milhões cortados em junho deste ano, este bloqueio deixa a universidade sem saldo de orçamento para cumprir suas despesas básicas como: água, luz, telefone, internet, aluguel das unidades, além dos contratos terceirizados de limpeza, portaria, motorista e vigilância.
Outro problema apontado foi sobre o pagamento da integralidade das bolsas estudantis, permanência e pesquisa, a todos alunos contemplados pelos programas. Vale salientar que, tal impacto afeta diretamente na economia do município de Caçapava do Sul, uma vez, que os estudantes não terão condições de honrar seus compromissos financeiros (aluguel, alimentação, transporte, entre outros). Além do mais, o bloqueio financeiro afetou a própria instituição UNIPAMPA, praticamente inviabilizando o seu funcionamento.
Os vereadores se manifestaram em apoio aos estudantes. “O País que não apoia os estudantes é uma nação que vai de mal a pior, e que a Câmara de Vereadores está junto com as reivindicações dos alunos da universidade”, disse o presidente Luis Fernando Torres (Boca).

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *