O 2022 vai deixar saudades ou ressentimento?

Colunistas Geral

Estamos chegando a mais um final de ano, para os mais velhos como eu, 2023 parecia tão distante, lembro do filme lançado em 1968 com o titulo “2001 uma Odisseia no Espaço”, um filme de ficção científica e aventura, nos remetia a um futuro longínquo, vida extraterreste, inteligência artificial e muita tecnologia que tinha como objetivo traçar uma nova realidade que estaria por vir no distante ano de 2001, um filme marcante e premiado. Pois bem, passados mais de duas décadas após o 2001 a realidade atual mostra um pouco do que o filme nos remetia, mas ainda distante de algumas narrativas.
Nesses 54 anos o mundo mudou muito, saímos realmente da mecanização para a digitalização, de veículos sem nenhuma tecnologia para automóveis altamente tecnológicos, assim com todos os demais seguimentos da sociedade evoluíram muito, educação, medicina, agronegócio entre tantos que mudaram radicalmente com uma evolução sem precedentes, verdade que novos problemas surgiram, desafiando um novo modelo de vida que não se preocupa com os recursos naturais cada vez mais escassos, vivemos numa sociedade voltada ao consumo que não se satisfaz com o que tem, está sempre buscando mais e mais sem olhar a questão ambiental.
Minha geração enfrentou muitos desafios, vivi todo o regime militar, a abertura ou redemocratização do Brasil com a possibilidade de voltarmos a eleger um presidente, que ao longo desse tempo até os dias atuais perdeu sua função principal como grande líder, vimos outros poderes tomarem frente como o próprio congresso nacional que manda mais do que o presidente, agora o próprio judiciário está interferindo nas funções do executivo, o que não é da sua competência.
Cruzamos um período de hiperinflação nos anos oitenta e início dos 90 até a criação do plano real, período em que diversos planos econômicos foram editados sempre com resultados catastróficos, que com o plano real voltamos a estabilidade econômica e uma nova era. Para finalizar esse período, enfrentamos algo terrível e jamais imaginado, uma pandemia que levou a vida de muita gente, perdêssemos amigos e familiares.
Para finalizar um ciclo com emoção, tivemos uma eleição cheia de contradições, um lado afirma que o resultado foi arranjado, o outro lado, diz que tudo está certo, enquanto isso temos dois lados da população em pé de guerra um com o outro, inclusive dentro das famílias, muita inimizade surgiu e que vai se perpetuar por uma vida. Essa eleição dividiu a sociedade em dois lados, um que busca a liberdade econômica e social e outro que tem como pauta uma economia estatizante e de controle da liberdade de expressão. Foi a eleição que rasgou os valores morais e éticos, que descriminalizou os maus e condenou os bons, algo que jamais pensei ver, mas tem uma profecia que nos lembra: “tudo o que fazemos aqui colhemos aqui mesmo”. Mas como brasileiro desejo um país melhor, que ilumine os nossos governantes em suas decisões e que ao final de 2023 possamos comemorar nossas conquistas. FELIZ 2023

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *