Segundo Brique das Estações na Casa de Cultura

Caçapava do Sul Cultura Destaque Geral

Sábado, dia 10 de dezembro, a Casa de Cultura Juarez Teixeira (CCJT) e o Mercado Cultural promovem a segunda edição do Brique das Estações, desta vez celebrando o Verão e o Natal. O evento será realizado das 15h às 22h na rua Benjamin Constant esquina General Osório, na lateral da CCJT, que será fechada para o público. A primeira edição do evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas.

Para este sábado, estão confirmados em torno de 30 expositores entre artesãos, artesanato, brechós e postos de gastronomia, além de alguns artistas. Toda a comunidade está convidada a participar, seja como visitante ou expositor. Quem tiver, por exemplo, livros para trocar ou vender, antiguidades ou trabalhos artesanais para mostrar, ainda está emtempo de entrar em contato (55 996961582 ou ccjuarezteixeira@gmail.com).

“A ideia nasceu na rua Richuelo, no Mercado Cultural, e cresceu com a parceria da Casa. Queremos que a feira tenha um perfil parecido com o Brique da Redenção, em Porto Alegre, ou o Brique da Vila Belga, em Santa Maria, tornando-se um novo ponto turístico de Caçapava do Sul ao longo do tempo”, explica Gisele Teixeira. Inicialmente, estão previstas quatro edições por ano, daí o nome Brique das Estações. Para este Brique de dezembro, a população é convidada a aproveitar a oportunidade e antecipar as compras de Natal, incentivando o comércio local.

Um dos destaques deste sábado é a presença de Kalu Flores, criador e administrador da Vila Belga, que chega para compartilhar sua experiência com os artesãos locais e dar uma oficina gratuita de origami. Depois, inspirado no grupo No Coração da Agulha, de Porto Alegre, os organizadores propõem o início de um trabalho de bordado livre e coletivo. Não é preciso ter experiência prévia para participar nas duas propostas.

A partir das 18h30, a música toma conta do Pátio Cultural da Casa de Cultura com alguns dos vencedores de 2022 do Festival de Música Estudantil de Caçapava do SUL (FEMUC) e com o grupo Amigos da Palha, da Unipampa.

O Brique das Estações tem o apoio da Prefeitura Municipal/Secretaria de Cultura e do Geoparque. Quem passar pelo evento pode aproveitar para visitar a Casa de Cultura Juarez Teixeira e as exposições Caçapava de Chuteiras, com imagens e objetos históricos de times da cidade, como o Caçapava e o Aymoré, e Kuarup, mostra de fotografias de Paulo de Araújo sobre os índios do Xingu.

PROGRAMAÇÃO

16 h– Oficina de origami com Kalu Flores/ Santa Maria (entrada grátis, sem inscrição. Quem puder, levar tesoura, grampeador e cola).

17h – Bordado coletivo (entrada grátis, sem inscrição. Quem puder, levar agulha, tesoura e bastidor).

18h30 – Show com Mickael Marques (FEMUC 2022), acompanhados de Nicolas e Bernardo Marques)

19h – Show com Lauren Streck e Marina Luiz Leão (FEMUC 2022)

20h – Show com Amigos da Palha.

Mais de 300 pessoas passaram pela primeira edição do Brique, em outubro.
Foto Divulgação CCJT
A artesã Conceição Castro da Costa participa com seus trabalhos de flores e folhas desidratadas – Foto divulgação
Alguns dos vencedores do Femuc 2022 participam desta edição do Brique –
Foto Divulgação CCJT

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *