Associação Recicla Pampa

Caçapava do Sul Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

 

 

 

 

 

 

 

A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.

Apesar de não ser a única medida a ser realizada para a diminuição do lixo produzido pela sociedade, a reciclagem possui um importante papel, uma vez que, além de reduzir a quantidade de rejeitos, também diminui a procura por novas matérias-primas. Dessa forma, quanto mais se recicla, mais se reaproveita e, consequentemente, menor é a necessidade de extrair novos materiais da natureza.

Caçapava do Sul, conta atualmente com a Associação de Recicladores “Recicla Pampa”, que presta esse importante serviço para a sociedade e meio ambiente.

A Recicla Pampa realiza a coleta de lixo em quase todos os locais da cidade, recolhendo principalmente plásticos em geral e papelão. No depósito é feita a reciclagem, tudo separado por tipo de lixo e cor do material. Após esse trabalho são feitos 65 fardos do produto reciclado, cada fardo com 150 quilos em média.

Somente depois de se ter esse volume de material, a Empresa Recicla Santa Marta, da Cidade de Santa Maria vem buscar sem custo de transporte para a associação. A Entidade já conseguiu comprar com recursos próprios, um elevador para carregar os caminhões e uma balança.

A Presidente e Coordenadora Geral da Associação Recicla Pampa, Eva Regina Santos Hemam, fala do trabalho árduo e pesado que realizam todos os dias, levando os rejeitos para o depósito da associação, cujo aluguel, água e luz, também precisam serem pagos todos os meses. “Quero fazer um agradecimento para o Presidente da CDL, Odair Mariane, que nos auxiliou de maneira decisiva na implantação da Recicla Pampa. Ao Prefeito Giovane Amestoy que nesse ano de 2019, estará nos ajudando nesse processo, pois reconhece nosso trabalho e sua importância para os Caçapavanos e nosso meio ambiente”, acrescenta a Presidente Eva Regina.

Atualmente, a Associação precisa de ajuda para consertar uma carrocinha, que está com o rolamento estragado. Os integrantes precisam de uniformes que poderá ser doado e personalizado por alguma empresa de nossa cidade. Você pode fazer a sua reciclagem na sua casa ou empresa, e ligar para o telefone 996313589, que iram buscar imediatamente, ou pode entregar na “Recicla Pampa”, Av. Cerro Formoso, 1040, junto à antiga Distribuidora Paulista.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *