Auxílio Brasil X busca por emprego

Colunistas Geral

Estamos vivenciando uma situação inusitada no mercado de trabalho, temos oferta de emprego e pessoas desempregadas não querendo trabalhar.
Na região Nordeste do Brasil, 60% da força de trabalho vive do auxílio federal, apenas 40% trabalham, ou seja, esse benefício está inibindo as pessoas de trabalharem.
Dia desses conversando com o pessoal do Sine ouvi exatamente essa afirmação, de que tem vagas de emprego para operários de indústria, mas não existe pessoas interessadas em virtude de serem beneficiários do auxílio federal, preferem ficar com o auxílio e outros tipos de benefícios do que terem um emprego formal. Para completar a renda fazem bicos e pedem cestas de alimentos.
Essa situação é sem dúvida o sinal de que o modelo está equivocado, não podemos ter um programa governamental que desincentive a pessoa de trabalhar, isso vai contra as regras do desenvolvimento econômico e social, desinibe a geração de riqueza e do crescimento da própria sociedade, nesse caso defendo a ideia de que toda a ajuda precisa ter uma contrapartida do recebedor, excluindo os que por algum tipo de doença ou deficiência física não possam trabalhar os demais devem receber por um determinado tempo até que retornem ao mercado de trabalho, não podem ficar a vida toda vivendo as custas de benefícios públicos, esse indivíduo terá um prazo para conseguir um trabalho ou perderá o auxílio.
Todo o incentivo deve ter uma contrapartida clara e com prazo, seja um benefício para o empreendedor que deseja abrir uma empresa num berçário empresarial, esse deve ficar o tempo necessário para que possa sair e ter seu próprio espaço, isso vale para os auxílios as pessoas necessitadas, pois pessoas de bem querem ajuda até arrumar um trabalho, enquanto o malandro quer viver à custa das outras pessoas o que está totalmente errado socialmente. Acho fundamental ajuda a pessoas em estado de pobreza extrema, pessoas impossibilitadas fisicamente de trabalhar, velhos, crianças, mas auxílio para quem esteja apto a trabalhar deve exigir uma contrapartida de quem está sendo beneficiado, retorno em atividade ou trabalho, seja nas áreas sociais ou até mesmo nos setores públicos e privado.
Sempre lembro o caso da Grande Depressão nos Estados Unidos, lá o governo deu incentivo aos desempregados, mas esses deveriam trabalhar em obras públicas para pagarem o que estavam recebendo, assim deve ser no Brasil, enquanto governos ficarem sustentando pessoas com fins eleitoreiros ou por interesses o nosso país não será uma nação desenvolvida.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *