O turismo vai acontecer em Caçapava?

Colunistas Geral

Desde pequeno ouço de boa parte dos Caçapavanos a afirmação de que o turismo pode ser uma grande fonte de geração de empregos e rendas no nosso município, que pode mudar a nossa realidade econômica hoje dependente apenas do agronegócio. Ao longo da minha vida participei de dezenas de eventos visando destravar a exploração turística embora ela já venha acontecendo de alguma forma, mas não no volume e no profissionalismo que precisa para que possamos atrair cada vez mais gente para a nossa querida Caçapava.
Quando estou em viagem, seja como diretor da Federasul, Consultor do Sebrae ou a viajando pelo mundo, sempre que tenho oportunidade, faço questão de dizer que moro num dos lugares mais bonitos do mundo que já conheci, um lugar rico em natureza, geologia, história, flora e fauna, completo para quem gosta desses atributos. As pessoas as vezes riem quando faço essa afirmação, mas quando descobrem as nossas belezas se rendem em elogios, realmente temos uma beleza fora do padrão, que tem tudo para atrair turista para conhecer o nosso município.
Então o que falta para que isso venha a acontecer? Alguns culpam as administrações municipal dos últimos 30 anos por não terem feito nada, verdade, pouco foi feito nesse tempo visando implantar o turismo como uma atividade econômica profissional que possa realmente gerar desenvolvimento econômico e social através da geração de novos negócios que irão gerar novos empregos e novas rendas. Afirmo que a culpa não é apenas dos prefeitos que tiveram a frente do nosso município nessas últimas décadas, na verdade todos nós temos culpa, prefeitos, vereadores, representantes de entidades públicas e privadas e principalmente da comunidade em geral que não tem colaborado para termos um lugar limpo, organizados, com uma boa aparência que possa gerar uma boa impressão ao turista.
Temos agora uma grande oportunidade, diria que é a última que nos resta, se falharmos agora nunca mais teremos um turismo de verdade aqui, me refiro ao Projeto Geoparque que foi aprovado na primeira fase pela Unesco, projeto esse dirigido pela nossas universidades da região, a Unipampa e a UFSM, que juntas estão mobilizando e instruindo o que precisamos fazer para realmente termos o turismo como uma atividade rentosa aos Caçapavanos. Temos dessa vez o apoio explícito do prefeito e sua equipe, vereadores e força vivas da cidade, mas, precisamos do engajamento de toda a população. Um turismo se faz com uma cidade organizada, limpa, que tenha em seus entes receptivos uma capacidade gigante de encantar os turista, seja no hotéis, postos de gasolinas, comércios, restaurantes e principalmente da população em geral. Que possamos ter bons acessos viários aos locais de visita, não esquecendo é claro do guia turístico extremamente capacitado para que possa levar mais do que informações, para que possa levar emoção em suas rotas turísticas.
Eu acredito numa mudança, mas todos precisam comprar a ideia, iniciando nas escolas com os professores mostrando aos alunos das séries iniciais o que é turismo e sua importância, passando por campanhas de marketing, capacitação das empresas locais e muita vontade da administração pública municipal em liderar o processo de mudança que é mais cultura do que técnico.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *