Geoparque de Caçapava do Sul é reconhecido pela UNESCO como patrimônio geológico mundial

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Geral Turismo

Esse reconhecimento ressalta a importância do geoparque, que abriga uma riqueza geológica única e desempenha um papel significativo na promoção da educação, do turismo e da conservação ambiental.
O anúncio que aconteceu na manhã desta quarta-feira (24) em Paris, durante a 216º reunião do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), tornou oficialmente o Geoparque Caçapava reconhecido como um patrimônio geológico mundial.
Destacando-se por sua diversidade geológica e paisagens impressionantes, que contam a história da Terra ao longo de milhares de anos, a região é composta por formações rochosas, minerais raros, sítios arqueológicos e uma geodiversidade ímpar, que a torna um verdadeiro tesouro para a ciência e para o turismo.
A conquista é um marco para o Geoparque do município e para o Brasil, pois esse status coloca a região no mapa internacional do turismo geológico e científico, atraindo visitantes e pesquisadores de todo o mundo interessados em conhecer e estudar sua notável geodiversidade, desempenhando um papel fundamental na promoção da educação geocientífica e na conscientização ambiental.
Espera-se que o reconhecimento internacional pela UNESCO impulsione o desenvolvimento sustentável do Geoparque de Caçapava do Sul, promovendo a conservação de seu patrimônio geológico e estimulando o turismo responsável. O título de patrimônio mundial da geodiversidade representa um novo capítulo na história da região, trazendo oportunidades para a comunidade local e enriquecendo a compreensão global sobre a importância da preservação da geodiversidade.

Matéria: Giovana Lopes.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *