Projeto de Lei propõe uso do Cordão de Girassol para identificação de pessoas com deficiências ocultas

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Geral

Na última segunda-feira (17), a vereadora Patrícia Castro (PL), protocolou na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que visa estabelecer o uso do Cordão de Girassol como um instrumento para auxiliar na orientação e identificação de pessoas com deficiências ocultas.
Pessoas com deficiências como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), transtornos ligados à demência, doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias extremas que frequentemente enfrentam dificuldades em se manterem por longos períodos em determinados locais, o que pode gerar tensão e nervosismo tanto para elas quanto para seus familiares.
O Projeto tem como objetivo conscientizar cada vez mais os estabelecimentos e seus funcionários sobre a necessidade de atenção especial às pessoas que utilizam o cordão de girassol, sem a necessidade de maiores explicações ou justificativas, uma vez que suas deficiências são ocultas. Com a aprovação, espera-se que os estabelecimentos do município estejam cientes da importância de oferecer um ambiente acolhedor e compreensivo para essas pessoas, garantindo que elas se sintam respeitadas e incluídas em suas atividades diárias.
A utilização do Cordão de Girassol como identificação auxiliar proporcionará às pessoas com deficiências ocultas uma forma discreta de sinalizar suas necessidades especiais, permitindo que os responsáveis pelos estabelecimentos e os funcionários adotem medidas apropriadas para oferecer um atendimento mais inclusivo e adequado.
O projeto de lei agora seguirá para análise e discussão nas comissões competentes da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul. Caso seja aprovado, contribuirá significativamente para a conscientização e sensibilização da sociedade em relação às deficiências ocultas, promovendo uma maior inclusão e compreensão dessas pessoas no município.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *