Vereador Mariano trata sobre curso de Guasqueiro

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Geral

Nesta sexta-feira (26), o Vereador Mariano Teixeira (PP), esteve reunido com a jornalista Gizele Teixeira, para discutir a realização de uma exposição e um curso sobre a arte do Guasqueiro, que estão programados para o mês de setembro deste ano.
A exposição e o curso estão sendo viabilizados através de uma parceria com a casa de cultura Juarez Teixeira, de Caçapava do Sul. O vereador destinou uma emenda impositiva de sua autoria, no valor de R$ 6,5 mil, para utilização exclusiva na valorização da profissão de Guasqueiro.
Segundo Mariano, o objetivo deste investimento é destacar a importância da produção de artigos em couro no município, considerando o crescimento do mercado de artesanato e a demanda dos consumidores, que impulsionam a produção de peças e a adoção de estratégias comerciais pelos artesãos, como a participação em feiras.
Além da exposição de produtos em couro confeccionados pelos artesãos locais, a iniciativa vai oferecer gratuitamente um curso que terá como objetivo fornecer dicas e técnicas iniciais de manejo do couro, direcionado especificamente para aqueles que desejam se dedicar à confecção de peças em couro cru, seguindo os princípios da atividade de Guasqueiro. O curso abordará ainda técnicas de costura, trançado e acabamento, que poderão ser aplicadas em diferentes tipos de peças.
“Os artesãos gaúchos, que habilmente trabalham com couro , são responsáveis por criar peças preciosas, como aperos de montaria, cintos, guaiacas, bainhas de faca e diversos outros itens. Com dedicação e firmeza, esses trabalhadores mantêm viva a cultura e a arte que são essenciais para a identidade gaúcha e para o trabalho no campo,” disse Mariano.
“Fico feliz em apoiar ações como esta que garantem que nosso legado seja transmitido às futuras gerações e assim preservar e enaltecer as riquezas culturais do Rio Grande do Sul”, finalizou o Vereador.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *