Geoparceiro de Caçapava do Sul se destaca na Conferência Internacional de Geoparques e recebe prêmio mundial de sustentabilidade

Caçapava do Sul Destaque Geral Informativo

Aconteceu sábado (09), em Marrackesh (Marrocos), o encerramento da 10ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da Unesco. O Geoparque Caçapava, no Rio Grande do Sul, além de ter recebido hoje a chancela de Geoparque Unesco, juntamente com outros 195 territórios de 48 países da rede, recebeu o Prêmio de Boas Práticas em Sustentabilidade dos Geoparques, com a Novelaria Santa Marta, que fica na região das Guaritas (rochas que são símbolos do Geoparque caçapavano).

Somente três geoparceiros do mundo receberam a distinção e a Novelaria Santa Marta – que produz os novelos a partir da raça Ideal, num processo realizado desde o nascimento do cordeiro até a fabricação do novelo, fiado em roca manual e tingido naturalmente com plantas nativas do bioma pampa – foi a única geoparceria brasileira a receber a distinção, com o 3º lugar.

Durante a visita dos avaliadores internacionais da Unesco do Geoparque Caçapava, em novembro de 2022, o empreendimento chamou a atenção dos avaliadores e dos professores André Borba (UFSM), responsável pelo projeto Geoparque Caçapava; do Pró-reitor de extensão da UFSM, Flavi Lisboa, e do Secretário de Cultura e Turismo, Stener Camargo, que acompanham a entrega das premiações no Marrocos, junto da comitiva de Caçapava do Sul composta ainda por Marcelo Lusa (UNIPAMPA), Personagem E.T. Caçapavano e o Prefeito Giovani Amestoy.

Colaboração de Texto e foto:
Texto: William Brasil (Geoparque Caçapava / MTB: 64926SP)
Foto Premiação Divulgação: Comitiva Geoparque Caçapava
Fotos na Novelaria: Catherine Vargas (Geoparque Caçapava)

Saiba mais sobre a Novelaria Santa Marta em:
@geoparquecacapava (Facebook e Instagram)
Facebook Novelaria Santa Marta
instagram @novelaria_stamarta
site www.novelariasantamarta.com.br
Whats: (55) 9 9933-9074

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *