Quem produz o que você come no Brasil?

Colunistas Geral

Quando precisamos comprar um alimento, normalmente nos dirigimos a uma mercearia do bairro, um mercadinho próximo ou a um grande supermercado, lá temos a certeza de encontrar quase todo o tipo de alimento que precisamos para suprir as nossas necessidades fisiológicas e até mesmo a da gula. Hoje o Brasil tem 85% da sua população vivendo em grandes centros urbanos onde não se planta nada, tudo o que precisa é “colhido no mercado”.
Existe uma “narrativa” de que 70% da produção de alimentos no Brasil que vai parar na panela do brasileiro é produzida pela agricultura familiar, uma falácia do tamanho do Brasil, nossa agricultura familiar é muito importante por produz muitos produtos que fazem parte do nosso dia a dia, como feijão, arroz orgânico, mandioca, hortaliças, milho, utilizados quase que integralmente para o consumo próprio e pouco vai para a venda, dai dizer que 70% dos grãos produzidos no país vem da agricultura familiar é maldade com quem produz milhões de toneladas que ajuda a alimentar boa parte do planeta terra. São os médios e os grandes agricultores brasileiros usando de alta tecnologia os grandes responsáveis pela maior parte da produção de grãos no Brasil.
Somos o país do AGRO, que ajuda a alimentar 1 bilhão de pessoas no mundo, fato de extrema relevância quando milhões de pessoas ainda morrem de fome no nosso planeta. A vida do produtor não é fácil, estamos assistindo esse ano o fenômeno El Nino afetando drasticamente o setor primário, na região Sul, com chuvas em demasia dificultando quem precisa plantar e até mesmo colher, por outro lado no Nordeste e Norte a seca é intensa. Para quem pensa que é a produção de grãos é gerada dentro de um supermercado, não sabe o risco eminente do agricultor em plantar e não colher, aqui na nossa região tivemos anos de seca que mataram plantações inteiras, deixando aos agricultores apenas dívidas em bancos e a sensação de impotência frente a fúria da natureza que age implacável.
Quando você que mora na cidade for comprar alimentos, antes de ficar falando mal dos preços e dos agricultores, sejam eles pequenos, médios ou grandes, pense no quanto de trabalho, riscos e incertezas esses enfrentam para que os grãos estejam nas prateleiras de mercearias, mercados e supermercados, prontos para você comprar e levar para a sua casa sem nenhum risco.
Nasci no interior trabalhando com o meu pai na roça onde fiquei até os 12 anos e mesmo agora retorno nos finais de semana para fazer alguma coisa, sempre trabalhando com pequenas plantações para consumo próprio. As vezes paro para pensar as dificuldades de ser um agricultor independentemente do seu porte, nunca tem a certeza de que vai plantar e colher, nem a certeza de que vai ter um preço justo. A vida de quem usa viver da terra é dura, levantar de madrugada, pegar frio,chuva e sol escaldante. Por isso, valorize quem cultiva o que você come, não deprecie ninguém, seja ele pequeno ou grande plantador, sabia que o supermercado é o local mais seguro para quem compra, mas não para quem produz.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *