Estamos prestes a iniciar mais um ano dentro do calendário gregoriano criado em 1582 pelo Papa Gregório XIII, este é apenas um dos calendários usado no mundo, entre os mais importantes ainda temos: o Chinês, o Judaico e o Islâmico. A origem do calendário remonta aos tempos da Pré- História. Ele surgiu pela observação do homem acerca do nascer e pôr do Sol, além das diferentes fases da Lua. Basicamente, foi olhando o céu e os astros que o ser humano viu a necessidade de medir um período de dia, mês e ano. Medir o tempo é a principal razão da criação dos calendários.
Mas o tema proposto nesse artigo é: Como estão os seus planos para 2024? Quais os seus planos visando atingir os objetivos traçados? Ou você não tem nenhum plano, vive no ritmo da música do Zeca Pagodinho que diz: “Deixa a vida me levar”, vive cada dia por vez sem pensar no futuro. Não vou censurar quem assim age, cada um tem as suas razões para administrar a vida pessoal, mas não ter planos é apostar na sorte, é esperar que as coisas aconteçam por acaso. Se você é um jovem, agir dessa forma é colocar em risco o seu futuro. Precisamos ter planos para o nosso futuro, seja ele de curto, médio e longo prazo. Sei que pensar a longo prazo no Brasil é muito complicado, mas não invalida essa opção, tem ações que feitas agora nos geram resultados muito adiante, como fazer uma boa capacitação, fazer um bom curso superior, pensar na gestão do orçamento familiar ou pessoal.
Vou deixar algumas sugestões de como você deve pensar e planejar o ano de 2024 e os próximos dentro das suas prioridades. A primeira coisa que deve fazer é definir suas metas e objetivos mensuráveis que deseja alcançar dentro da relevância e capacidade de conquista. Definida as metas e objetivos, faça um plano de ação como se fosse um roteiro a ser seguido, onde tenha claramente todos os passos, com datas, valores, grau de importância, etc. Dentro desse planejamento, não esqueça de conciliar vida profissional e pessoal, não podemos desconectar as duas, determine tempo para cada uma delas, tenha o tempo para a família, hobbies, amigos, lazer, assim como deve definir a sua atuação profissional de forma mais produtiva.
Vivemos na era da inovação, onde a tecnologia vem exigindo cada vez mais uma atuação humana mais criativa e comportamental, nesse quesito use no seu planejamento um tempo para se capacitar, seja uma hora por semana ou cursos mais aprofundados. No planejamento cuide bem do seu networking, construa mais relações profissionais que poderão lhe render novas oportunidades. Não esqueça de algo prioritário, faça um processo de gestão do tempo cuidadoso de forma que atenda todas as demandas tanto pessoal, quanto profissional.
O tempo é algo valioso, a cada tilintar do relógio o futuro vira passado, não desperdice a sua vida sem construir algo útil, comece por cuidar de si, do seu corpo, forme amigos, interaja com outras pessoas, seja útil a sociedade, sempre podemos ajudar alguém. Tenha orgulho de você pelo que fez a outras pessoas, seu papel social. Sempre é tempo para mudar, fazer um novo começo.