Muita coisa mudou no padrão dos imóveis desejados pelo comprador

Colunistas Geral

Atuando no mercado imobiliário de nossa cidade e também em outras localidades do nosso estado há quase três décadas, quero trazer algumas informações que considero úteis, tanto para quem deseja comprar, quanto para quem busca vender. Nos últimos anos muita coisa mudou nos padrões de imóveis desejados por quem compra, que muitas vezes não combina com os imóveis em oferta. A estrutura física, arquitetura, localização e conservação são fundamentais para a definição do negócio.

Qual o padrão de imóvel desejado pelo comprador?
A grande mudança atualmente está no tamanho do imóvel. Hoje as pessoas fogem de imóveis grandes com mais de 150,00 m². O padrão desejado fica inferior a 100,00 m², tanto que numa pesquisa recente, trouxe uma realidade já percebida, os imóveis que mais venderam no Brasil no ano passado foram os que tinham entre 41,00 m² e 60,00 m². Uma tendência que vem se confirmando no país inteiro. Outros pontos que pesam na decisão são: quantidade de vagas de garagens; iluminação e localização. Quanto as casas, essas devem ter poucas ou nada de escadarias, com terrenos pequenos e murados. No caso de apartamentos, devem ter elevadores e boa posição solar.

Como andam os valores dos imóveis em nossa cidade?
Atualmente, o mercado imobiliário está ainda bem confuso com relação à definição dos valores dos imóveis. Há um desconhecimento muito grande das pessoas, tanto por parte de quem vende, quanto por parte de quem compra. Para piorar a situação, muitos que desejam vender um imóvel, no lugar de buscar um corretor que conheça o mercado imobiliário e seus valores, esse acaba definindo o valor do seu imóvel baseado na sugestão de um vizinho ou amigo que não tem nada a ver com a comercialização de imóveis. Outro critério que utilizam, é se basear num outro imóvel parecido ou próximo que esteja para venda, o que não tem nada a ver, pois cada imóvel é diferente, sem contar que quase sempre os imóveis usados como referência estão muito acima da realidade local, muitos desses estão à venda há anos. Hoje temos imóveis com ótimos valores, especialmente aqueles que foram captados por corretores conhecedores do mercado, mas também temos imóveis com valores absurdamente acima do mercado. Cabe ao seu corretor de confiança a informação de qual imóvel está com o valor justo, evitando pagar acima do que vale.

O que recomendo para que você não entre numa fria.
Negociar um imóvel é algo que exige muito cuidado e conhecimento, tanto do mercado, quanto de toda a documentação legal. Comprar um imóvel sem estar ciente do quanto ele realmente vale, é uma boa possibilidade de perder dinheiro. Negociar sem o acompanhamento de um especialista em documentos é colocar em risco o negócio, podendo mais a frente ter sérios problemas que podem até mesmo levar você a perder o imóvel. Busque o acompanhamento de um corretor de imóveis que
conheça o mercado, que seja um profissional que possa confiar. Esse profissional tem a obrigação de lhe tirar todas as dúvidas, tais como: se o valor do imóvel é justo; se a documentação está correta; que possa acompanhar durante a escritura e os pagamentos, enfim, que esteja presente em todos os atos da negociação.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *