O que precisamos fazer em 2024

Colunistas Geral

Sim, eu sei que mensagens de início de ano geralmente falam de esperança, da realização de sonhos e de outros sentimentos bonitos. Eu também acredito nessas coisas, mas não acho que elas acontecem sozinhas.

Tudo o que queremos, nós precisamos construir.

Agora para 2024 eu quero propor um objetivo para todos: vamos bombar os valores de Imposto de Renda destinados aos fundos da Criança, da Pessoa Idosa e fundos especiais da saúde (Pronas e Pronon).

Por que? Porque agora temos todos os fundos regularizados, aqui mesmo na cidade. Ou seja, esse dinheiro – que iria para o cofre do governo – pode ir para entidades com projetos sociais sólidos, que estão acontecendo aqui e atendendo a pessoas que vemos quando andamos pelas ruas.

É cidadania direta. É fazer a diferença de fato. É impacto na própria comunidade. E não custa nada.

Ano eleitoral

A Receita Federal fez em 2023 algumas doações importantes de mercadorias apreendidas, inclusive socorrendo a região das enchentes lá no Vale do Taquari.

Já 2024 será um ano mais limitado neste sentido porque temos eleições e a legislação restringe muito (na prática, impede) a distribuição de coisas à população. A regra justifica-se porque há sempre a possibilidade do uso político dessas doações.

O chato é que teremos um ano “magro” de possibilidades de ajudar à comunidade. Ainda assim, temos um leque enorme de ações possíveis e a Receia Federal seguirá focando na educação fiscal e na promoção da cidadania, que é uma coisa possível de se fazer em qualquer ano e em qualquer época.

Réveillon Solidário

No dia 21 de Dezembro, a delegacia da Receita Federal em Santa Maria fez a destinação de 78 mil reais em roupas, cobertores e itens de bazar ao Rotary Club de Caçapava do Sul.

A entrega aconteceu lá no depósito da delegacia – o presidente do Rotary, Jocel Dias, capitaneou a viagem acompanhando pelo camarada Elton Ragagnin, por mim e – mais importante – por um caminhão cedido pela Prefeitura de Caçapava. Fomos recebidos pelo delegado Alexandre Zorzo Righes.

A carga, toda transportada para Caçapava do Sul, foi armazenada em um depósito cedido pelo advogado Rogério Castro e dividida em três partes: um terço foi para Rosário do Sul e outro terço para São Gabriel.

O Rotary caçapavano repartiu sua porção em kits que foram distribuídos à população no dia 29 em um evento chamado Réveillon Solidário, contemplando 169 famílias.

As pessoas beneficiadas chegaram cedo, formaram uma fila e comprovaram serem de baixa renda (a maioria, com cadastro do Bolsa Família).

Queríamos ter contemplado mais gente (o pedido original era bem maior do que o realizado) e quem sabe até expandir a ação para Santana da Boa Vista e Lavras do Sul. Acontece que, como a Receita Federal fez uma destinação enorme no meio do ano às vítimas das enchentes, não havia tanta coisa para ser doada agora no final de ano.

Dentro das possibilidades, o Réveillon Solidário foi um sucesso: mães e pais de baixa renda levaram roupas para seus filhos, casas humildes foram equipadas com aparelhos como chaleiras elétricas e coisas do tipo, cobertores para o próximo inverno, etc.

Um belo fechamento para o ano de 2023.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *