Reunião no CAPS destaca a importância do Janeiro Branco – o mês dedicado a saúde mental

Caçapava do Sul Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

O Setor de Comunicação da Prefeitura de Caçapava de Sul, esteve participando de uma reunião sobre o Janeiro Branco, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), na tarde da última quinta-feira, 18 de janeiro.

Os Psicólogos do CAPS, Francisca Torres e Breno Burgardt, explanaram, na oportunidade, a importância da campanha do Janeiro Branco, que procura conscientizar e mobilizar a sociedade em prol da saúde mental.

Conforme os profissionais, saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida de cada um de nós, é fundamental para o equilíbrio emocional.

Diversos fatores podem colocar em risco a saúde mental dos indivíduos; entre eles, rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável como a dependência química, violência e violação dos direitos humanos.

Basicamente, saúde mental diz respeito à capacidade de uma pessoa em equilibrar e gerenciar suas emoções. Para isso, é imprescindível ter bem-estar, ter cuidados com o corpo, mas sobretudo com a mente, cuidar do sono, ter cuidado com o cansaço, com o estresse e não abrir mão de buscar seus objetivos e a felicidade.

Tanto Francisca, quanto Breno, chamaram a atenção para o cuidado com a dependência química. Álcool e drogas impactam diretamente na saúde mental, uma vez que retira a maior parte da capacidade do indivíduo de exercer suas atividades de forma plena. O convívio social é um dos primeiros pilares afetados nessa condição, o dependente muda seu estilo de vida para usar drogas, afastando-se da família, amigos e ocultando suas atividades da maioria das pessoas.

O excesso vai mascarando os sentimentos, sendo devastador para a saúde mental, é a “montanha-russa” emocional, que o dependente químico se insere, sentimentos como ansiedade, agressividade, euforia, depressão, culpa e vergonha, surgirão, tornando o equilíbrio mental delicado.

Por fim, algumas orientações de como cuidar da saúde mental: Cuide da saúde física, tenha boas relações, valorize os momentos de lazer, diminua o tempo online, estabeleça objetivos, priorize seu sono e tenha ajuda profissional.

Por Kau Teixeira

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *