O maior problema do Brasil hoje
A evolução humana é um processo contínuo que faz com que as pessoas possam melhorar o padrão de vida, através das conquistas de novos modelos sociais implementados através dessa evolução, que vem é claro do processo educacional. Quanto maior a evolução do conhecimento, melhor a qualidade de vida das pessoas em todas as áreas. No caso do Brasil estamos vivendo não apenas um apagão, mas sim, uma estagnação do processo educacional, diria que um retrocesso terrível que vai tirar milhões de brasileiros do mercado de trabalho.
A educação brasileira voltou no tempo
Hoje menos da metade dos estudantes de 15 anos de idade conseguiu atingir aprendizado mínimo em ciências e matemática, a educação brasileira está abaixo da média dos outros países. Segundo estudos, 73% dos alunos não alcançaram o patamar mínimo de aprendizagem em matemática, 50% não conseguiram em leitura e 55%, em ciências. Um relatório divulgado pelo Banco Mundial, realça esses dados. Segundo o documento, a pandemia retirou uma década de avanço na produtividade das crianças brasileiras. Esse estudo mostra que, o Índice de Capital Humano (ICH) brasileiro caiu, entre 2019 e 2021, de 0,6 para 0,54 — mesmo nível registrado em 2009. É evidente de que a forma como os governantes administraram o processo educacional durante a pandemia colaboraram para a piora desses indicadores, já que fomos um dos campeões do mundo em números de dias com escolas fechadas.
Onde vai impactar os problemas da educação?
A baixa qualidade da educação no Brasil, é resultado de processos falhos no sistema educacional, resultando pessoas com formação insuficiente, bem abaixo do mínimo aceito pelos indicadores aplicados, refletindo diretamente na vida dessas pessoas e, por consequência na vida de uma sociedade. Vivemos num sistema de produção e comercialização, com meios produtivos cada vez mais modernos e tecnológicos, que exigem pessoas qualificadas para que os resultados possam ser competitivos. Na economia a qualidade da educação influencia diretamente na economia, quanto maior a qualidade educacional, melhor os resultados da economia como um todo e melhor a qualidade de vida das pessoas.
O Capital humano
O chamado capital humano hoje fundamental para o progresso de uma nação está dependente de um processo de qualificação educacional que gere pessoas capazes de enfrentar esse mundo cada vez mais tecnológico e inovador. Pessoas capazes formam outras pessoas e juntas geram riquezas a uma nação. O contrário também é válido, quanto menor a qualificação, menor será a formação de riquezas, portanto, maior será a pobreza e a dependência do Estado. A quem interessa um povo pobre e menos culto? Com certeza serve de massa de manobra de políticos inescrupulosos.