Caçapava do Sul é escolhida para receber campi do Instituto Federal Farroupilha

Sem categoria

Caçapava do Sul está entre os cinco municípios do Rio Grande do Sul que deve receber campi do Instituto Federal Farroupilha.

O prefeito Giovani Amestoy estava presente em Brasília no momento do anúncio realizado pelo presidente Lula e o ministro da Educação Camilo Santana.

Posteriormente o prefeito enfatizou a importância desse projeto para a cidade, ressaltando os esforços realizados para transformar essa possibilidade em realidade, incluindo visitas a órgãos competentes e a mobilização de um grupo de entusiastas. Ele destacou os benefícios que a chegada do instituto trará para a educação e o desenvolvimento da região. O vice-prefeito enfatizou a importância dessa conquista para a formação de jovens preparados para o mercado de trabalho e agradeceu o apoio dos vereadores envolvidos no processo.

O governo federal anunciou a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), com o objetivo de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica. A iniciativa abrangerá todos os estados do país, gerando 140 mil novas vagas, principalmente em cursos técnicos integrados ao ensino médio. O investimento total será de R$ 3,9 bilhões, com recursos destinados à construção de novos campi e à consolidação das unidades existentes. Cada novo campus terá um custo estimado de R$ 25 milhões. O programa visa não apenas expandir a oferta educacional, mas também promover o desenvolvimento local e regional, além de impulsionar o setor da construção civil e gerar empregos. Essa expansão marca um retorno significativo aos investimentos na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, quase uma década após a última expansão estruturada. O histórico destaca a importância dos IFs na democratização do acesso à educação pública de qualidade, evidenciando a relevância dessa iniciativa para o progresso educacional e socioeconômico do país.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *