Caçapava do Sul registra aumento de casos de leptospirose

Caçapava do Sul Geral Prefeitura de Caçapava do Sul Saúde

A prefeitura de Caçapava do Sul vem a público esclarecer sobre o aumento dos casos de leptospirose registrados recentemente no município. Embora não se caracterize como um surto, o crescimento dos casos tem gerado preocupação entre as autoridades de saúde.

O Controle de Endemias está empenhado em obter mais informações dos pacientes afetados, visando entender melhor a situação. Até o momento, constatou-se que, embora o número de casos tenha ultrapassado os registrados no ano anterior, não há uma concentração em um único local ou circunstância específica.

No ano passado, foram registrados 4 casos, a maioria em pessoas provenientes de outras cidades que estiveram em áreas afetadas por enchentes. Já neste ano, até o dia 06 de março, foram identificados 6 casos. No entanto, ressalta-se que esses casos também ocorreram em locais diversos e em indivíduos que não são residentes do município.

O aumento no número de casos pode ser atribuído, em parte, ao aumento da realização de testes. Muitas pessoas têm buscado atendimento médico com sintomas que podem ser associados a outras doenças, como Covid-19 e dengue, levando os profissionais de saúde a solicitar testes para diversas patologias.

Diante desse cenário, a Prefeitura está mobilizando sua equipe para identificar as origens desses casos e fornecer informações claras à comunidade. Informativos estão sendo divulgados nas redes sociais, visando esclarecer e conscientizar a população sobre a leptospirose e as medidas preventivas que podem ser adotadas.

A situação é motivo de preocupação, e a Prefeitura reitera seu compromisso em trabalhar em prol da saúde e bem-estar da população, adotando todas as medidas necessárias para controlar a propagação da leptospirose em Caçapava do Sul.

Por: Luís Carlos Machado – MTE 18013/RS

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *