Vagas de Jovem Aprendiz são mais disputadas que vestibular

Destaque

Jovem Aprendiz Cooperativo tem 7,14 candidatos por vaga, enquanto na UFSM 6,6 pessoas disputam cada vaga

A disputa por uma das 35 vagas de aprendizagem abertas pela Cotrisul para o ciclo 2025 / 2026 alcançou uma densidade maior que a média geral divulgada pela Universidade Federal de Santa Maria para seu último vestibular. Enquanto na cooperativa são 7,14 candidatos por vaga, na universidade, cada lugar é disputado por 6,6 alunos.

O resultado dessa comparação foi recebido com surpresa tanto pelos gestores da cooperativa, quanto pelo Centro de Integração Empresa Escola-RS (CIEE-RS), entidade formadora que participa da organização do programa de aprendizagem.

A vice-presidente da Cotrisul, Luísa Santos, reafirma a satisfação com que observa o interesse nos jovens pela cooperativa. “Perceber esse nível de adesão ao processo seletivo nos deixa muito entusiasmados e renova a fé no futuro. O programa é muito importante e temos diversos exemplos de profissionais incríveis que entraram pelo programa, se desenvolveram e cresceram junto com a Cotrisul”, afirmou ela, que também é diretora administrativa, responsável pela área de pessoas.

Para a coordenadora do CIEE-RS em Caçapava do Sul, Naureci Osorio Forgiarini, o processo seletivo superou as expectativas já no primeiro filtro, a seleção de currículos. “Em outros anos, a seleção para o Aprendiz Cooperativo da Cotrisul também atraiu muitos candidatos, mas o processo que está em andamento atingiu um recorde histórico”, observou ela ao ressaltar que o programa abre possibilidade para que os jovens vivenciem o dia a dia de uma grande organização, o que é considerado um diferencial em outras seleções de emprego.

“O Programa Jovem Aprendiz é uma ferramenta estratégica para as organizações que desejam construir e fortalecer sua marca, além de gerar impacto positivo na sociedade. Ao investir na formação de jovens talentos, as empresas e cooperativas demonstram seu compromisso com o futuro e com o desenvolvimento do País”, acrescentou.

O processo seletivo

A equipe do CIEE em Caçapava do Sul foi responsável pela divulgação do programa nas escolas e por organizar os espaços para a aplicação da etapa de testes. Paralelamente, o departamento de Recursos Humanos da cooperativa conduziu a primeira triagem. Dos 250 candidatos, 193 foram chamados para realizar uma prova de redação, nessa semana. Os candidatos foram divididos em nove grupos e convocados para locais próximos às unidades onde as vagas são ofertadas (Santana da Boa Vista, Lavras do Sul, centro de Caçapava do Sul e Durasnal).

Na próxima quinta-feira, dia 26, os candidatos receberão, via e-mail, a devolutiva dessa etapa e os selecionados serão chamados para a etapa de entrevistas, que vai acontecer entre os dias 07 e 10 de janeiro. O processo seletivo incluirá, ainda, a avaliação psicológica, prevista para ser aplicada entre os dias 13 e 17 de janeiro. A seleção será concluída no final de janeiro.

No mês seguinte, os candidatos aprovados deverão apresentar a documentação e passar pelos exames admissionais. A efetivação das contratações o começo da nova turma no programa de aprendizagem (que inclui formação administrativa e experiência prática na Cotrisul) ocorrerá em março de 2025.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *