Joaquim Quintana Guidotti de Ornelas e Vitória Oliveira Lopes venceram categorias da Expocom Sul 2026 e representarão o Rio Grande do Sul na etapa nacional do Intercom, em Brasília.

Dois jovens caçapavanos foram destaque na Expocom Sul 2026, premiação que integra o Congresso Regional de Ciências da Comunicação da Região Sul (Intercom Sul), realizado entre os dias 4 e 6 de junho, em Toledo, no Paraná.
O acadêmico do curso de Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Joaquim Quintana Guidotti de Ornelas, e a egressa do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN), Vitória Oliveira Lopes, conquistaram o primeiro lugar em suas respectivas modalidades e garantiram vaga para a etapa nacional da competição.
Considerado o maior encontro acadêmico da área no Sul do país, o Intercom Sul reúne anualmente estudantes, pesquisadores e professores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O congresso também funciona como etapa classificatória para o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Joaquim, acadêmico do terceiro semestre de Produção Editorial da UFSM, conquistou o primeiro lugar na modalidade Ensaio Fotográfico Artístico com o projeto “Eco das Minas: um ensaio sobre a memória”. Produzido em outubro de 2025 como trabalho final de disciplina, o ensaio retrata, por meio dos espaços físicos das Minas do Camaquã, a atmosfera de memória e abandono deixada pelo encerramento da mineração de cobre na região. Morador das Minas do Camaquã, o estudante buscou registrar as marcas deixadas pela atividade mineradora e provocar reflexões sobre o legado ambiental, trabalhista e identitário de uma comunidade profundamente ligada à história da mineração no Rio Grande do Sul.
Vitória recebeu o prêmio na modalidade Podcast com “Re.veste”, desenvolvido no primeiro semestre de 2025 durante o curso de Jornalismo da UFN. O projeto aborda a moda sustentável e mostra como pequenas mudanças nos hábitos de consumo podem fazer a diferença no cotidiano. Dividido em três episódios, o podcast apresenta temas como a história da moda, os brechós e alternativas para tornar o consumo mais consciente e acessível.
Com a conquista, ambos avançam para a etapa nacional da Expocom, que ocorrerá em duas fases: a primeira de forma remota, entre os dias 11 e 14 de agosto, e a segunda presencialmente, de 1º a 5 de setembro, na Universidade Católica de Brasília (UCB). Neste ano, o evento terá como tema “Educação midiática para uma geopolítica em transformação”.
A Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) é a principal premiação estudantil da área no Brasil e reconhece produções desenvolvidas por universitários em modalidades como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Audiovisual e áreas afins.
Além da conquista acadêmica, um fato curioso une os vencedores: Joaquim e Vitória são primos e agora compartilham a experiência de representar Caçapava do Sul e suas instituições de ensino na principal premiação estudantil de Comunicação do país.






