Afro: Prêmio Profª Maria Leniza de incentivo à educação é criado em Caçapava

Destaque

Será realizado no Salão de Festas do Sindicato Municipal de Professores de Caçapava do Sul (SINPROMC), na próxima quarta-feira, (29), a reunião de entrega do regulamento do Prêmio Profª. Maria Leniza, que tem por objetivo escolher boas práticas de ensino em História e Cultura Afro em Escolas Municipais.

O evento é uma promoção da Secretaria da Educação (SEDUC), em parceria com a Coordenadoria Municipal da Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Pampa (NEABI/UNIPAMPA), o SINPROMC e o Conselho Municipal de Educação.

Na oportunidade, também será criado o Núcleo de Educadores Negros e a formação da Comissão que desenvolverá as atividades na Semana da Consciência, a ser realizada no mês de novembro.

PRÊMIO PROFª. MARIA LENIZA

No dia 20 de novembro de 2017 foi realizado o I Encontro de Educadores Negros de Caçapava do Sul, homenageando as primeiras professoras negras do município, Silvina Teixeira (in Memorian) e Maria Leniza Dorneles Esteves.

Idealizado pelo Clube Harmonia, por meio do Coletivo Omodê, o evento contou com a parceria da SEDUC e SINPROMC.

Catia Cilene, na época Secretária Adjunta da Educação e, atualmente, Presidente da COMPIR, pronunciou, no I Encontro, que as professoras representam as mulheres negras que ocuparam espaços públicos. Muito mais do que esta inserção, suas histórias de luta, resistência, emoção e muito amor são as razões de homenageá-las.

Neste ano, o II Encontro tem a finalidade é premiar projetos e práticas de ensino em História Afro-brasileira e, sendo Maria Leniza a primeira professora negra de nosso município ainda viva, o prêmio carregará seu nome, eternizando a merecida homenagem.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *