Gabinete faz homenagem a Tio Cida e reinaugura Galeria de Ex-Prefeitos

Cultura Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

O “Mestre da Cultura Popular do Estado, Tio Cida” (Francisco Acidemar Nunes) que receberá o prêmio de Culturas Populares, reconhecimento Nacional do Ministério da Cultura, neste mês, está com a Exposição no Gabinete da Prefeitura Municipal, como parte das Celebrações da Semana da Consciência Negra.

A exposição “Mestre da Cultura Popular do Estado, Tio Cida”, que fica a mostra até dia 13 no gabinete, depois segue para a Coordenadoria Municipal de Políticas de Igualdades Raciais- Compir (antigo Mercado Municipal) e Museu Lanceiros do Sul, traz peças criadas pelo artista.

Instrumentos musicais de origem Africana (Sopapo; Repique de mão; Tambor de corda; Afoxé; Reco reco; Bangô; Tantã; Matraca; Berimbau e Apito de Pistão), além de peças talhadas em madeiras (animais, santos, cruz, várias formas e objetos talhadas) e, ainda, Abayomis (palavra de  origem iorubá e que trata-se de uma boneca negra, que era feita por mães africanas, nos navios negreiros, que rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam as abayomis, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção para os filhos) fazem parte da mostra.

O artista receberá, ainda, dentro da programação do Mês da Consciência Negra, o Prêmio de Reconhecimento Nacional, pelo Ministério de Cultura, no dia 14, às 9h, no Compir (antigo Mercado Municipal, na rua XV de Novembro), onde ele ficará ao longo do dia para receber a comunidade e convidados na abertura da mostra itinerante.

Tio Cida, tua caminhada nos inspira

Nascido em 4 de agosto de 1943, Francisco Acidemar Nunes é filho de Antônio Ferreira e Julieta Nunes, tio Cida, como é conhecido carinhosamente na comunidade caçapavana, é carnavalesco e umbandista.

Músico, ritmista, percussionista, componente da Banda Municipal Dr. Cyro Carlos de Melo e artesão, ele também foi diretor do Grupo de Dança Afro-Brasileira Clara Nunes.

Artista multifacetado, Tio Cida participou de curtas na RBS, como colaborador artístico do filme Anahy de las Missiones, ganhou concursos de composição, foi homenageado na Feira do Livro de Caçapava do Sul de 2012 e no Carnaval deste ano (2018) pela Escola de Samba Unidos da São João, com “Tio Cida, tua caminhada nos inspira, teu Carnaval tua Família” e é autor do Projeto Som da Liberdade.

Inauguração da Galeria dos ex-Prefeitos

O Gabinete do prefeito Giovani Amestoy, aproveita o ensejo da exposição do Tio Cida para a reinauguração da Galeria dos ex-prefeitos, também na sexta, dia 09, às 11h, e que deve contar com a presença dos ex-Prefeitos de Caçapava do Sul.

A Exposição permanente trata-se dos quadros com nomes e datas de governança dos Ex-Prefeitos caçapavanos que ficavam no antigo prédio da Prefeitura (interditado) e que foram restaurados, corrigidos (datas de governança) e que serão realocados no novo prédio, onde atualmente está instalado o gabinete.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *