Farmácia Municipal muda para melhor atender e com mais medicamentos

Caçapava do Sul Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul Saúde

Para proporcionar um melhor atendimento para os usuários e se adequar às normas exigidas pelo Conselho Estadual de Saúde, a Prefeitura de Caçapava do Sul, através da Secretaria de Saúde, inaugurou a nova sede da Farmácia Municipal na segunda-feira (17).

A Farmácia Municipal, que atendia há mais de cinco anos no antigo endereço, precisou de um espaço para melhor adequar a medicação (que era dividido entre o antigo endereço e mais um prédio pequeno que servia de depósito em outro local) e também de espaço mais amplo para receber os usuários, que muitas vezes faziam filas nas ruas pela falta de espaço. Desta forma, com o novo prédio, a Farmácia fica alocada com seu estoque e almoxarifado em um só lugar, garantindo melhoria no atendimento, explanou a servidora e Secretária de Saúde Inês Sales.

A Secretária Adjunta, Maria Geni, falou também da implantação da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REUMI), que integrará a Farmácia Municipal às ESFs e Policlínica: Haverá uma lista em todos os locais prestadores de Saúde do Município informando quais medicamentos estão à disposição e seus equivalentes, para que os médicos possam receitar e o paciente ter acesso ao tratamento de maneira eficaz e mais rápida sem precisar adquirir o medicamento”, falou.

A compra dos medicamentos foi estabilizada com a nova licitação das empresas fornecedoras. Medicamentos de todos os tipos: controlados, para hipertensos, diabéticos, analgésicos, anti-inflamatórios, materiais para curativos como gases, faixas, álcool, iodo, soro fisiológico, esparadrapo, entre outros itens. Os medicamentos são distribuídos gratuitamente para a população e o horário de funcionamento é das 9 horas às 15 horas, de segunda à sexta-feira.

“Essa é uma grande conquista para o nosso município. Aqui poderia ser o Gabinete, por exemplo, que está numa sala pequena. Porém fiz escolhas de investir em saúde e educação. Prefiro numa sala menor, num prédio improvisado e poder oferecer uma farmácia, como esta, de amplo espaço, de acordo com as normas da vigilância, da Coordenadoria de Saúde do Estado e, acima de tudo, de acordo com a qualidade de atendimento que a população merece”, falou o Prefeito Giovani.

Participaram da inauguração a equipe da Farmácia, o Vice-prefeito, Luiz Guglielmin, os Secretários Flávio Monteiro (Planejamento), Paulo Henriques (Obras), Maria Geni (adjunta Saúde), Volnei Rosso (adjunto Fazenda) José Junior (administração), Michele Mendes Marques (Agropecuária, Indústria e Comércio), Hygor Casanova (Chefe de Gabinete), Naldo Pereira (Diretor de Trânsito), Luiz Ilha (Vigilância Sanitária), o assessor do vereador Paulo Pereira, Favorino Soares, além da Vice-Primeira Dama, Iole Dornelles.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *