Exigência do Exame do Mormo poderá acabar no RS

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Destaque Geral Política

Em audiência com o Secretário da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, Covatti Filho,  nesta segunda-feira, dia 18 de março, o vereador Mariano Teixeira foi informado que o Rio Grande do Sul poderá acabar com a exigência do exame de mormo para os cavalos.
O Secretário disse que ao longo do ano de 2019 serão coletadas 5.000 amostras de sangue dos animais, e se nenhuma der positiva, o Estado será considerado zona livre da doença. Ainda não existe prazo para essas coletas, mas deve ser durante este ano.
” Ainda em fevereiro fiquei sabendo desta possibilidade e do planejamento da Secretaria de Agricultura, com isso, marquei essa audiência para cobrar agilidade do Governo na realização dessas coletas e se tudo der certo o RS ficará livre da doença e os exames não serão mais realizados. Essa iniciativa não é apenas uma questão sanitária, mas também um alívio no bolso dos produtores rurais” disse Mariano
Durante o encontro, o vereador solicitou ainda demandas locais e regionais na área da agricultura e pecuária.
” Vamos fazer todo o possível para agilizar essas coletas e estamos torcendo que o resultado seja negativo para anunciar o fim da obrigatoriedade do exame do Mormo no RS. Assim que as datas forem confirmadas irei comunicar o vereador Mariano Teixeira”, finalizou Covatti Filho.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *