Reunião trata do avanço da criação do Fundo Municipal de Apoio à Infraestrutura Rural

Caçapava do Sul Geral Política Prefeitura de Caçapava do Sul

Uma reunião no auditório do Instituto de Educação, na manhã da segunda-feira, 12/04, entre o prefeito Giovani Amestoy e representantes de entidades rurais e secretários debateu a criação do Fundo Municipal de Apoio à Infraestrutura Rural indicado pelo vereador Mariano Teixeira – PP. O encontro, proposto pelo vereador Mariano Teixeira, teve a participação do prefeito Giovani Amestoy, do presidente do Sindicato Rural de Caçapava do Sul Christian Schievelbein, do chefe da Emater de Caçapava do Sul Gustavo Rodrigues Lima, do presidente da Cotrisul Gilberto Dickel da Fontoura, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caçapava do Sul Lasier Garcia e dos secretários municipais da Fazenda Ihoko Nakashima, da Agricultura Michele Mendes e de Obras Acidemar Mello e teve por objetivo alinhar o entendimento a respeito da criação, utilização e composição do FundoInicialmente Amestoy apresentou os números da arrecadação referente ao ITR – Imposto Territorial Rural no município e de que forma os recursos estão sendo aplicados.

Mariano Teixeira falou sobre a criação do Fundo e de que forma ele pode auxiliar o município com a possibilidade de receber verbas através de emendas parlamentares. “É uma porta aberta entre as entidades e os entes políticos para alavancar os recursos necessários para aquisição de equipamentos. “Somos onze vereadores para pedir recursos ao Fundo mas precisa saber o que ocorre pra poder solicitar demanda” disse. O presidente do Sindicato Rural de Caçapava do Sul Christian Schievelbein lembrou que a maior parte das demandas dos produtores são ligadas a qualidade das estradas e isso impacta tanto a parte econômica quanto a social da comunidade rural. Disse ainda que o Fundo já funciona muito bem em outras cidades, citando o caso de Uruguaiana e alertou para que haja consenso na gestão da aplicação dos recursos.

O chefe do escritório da Emater, Gustavo Rodrigues Lima lembrou que através de pequenas ações são obtidos grandes resultados e que, essencialmente o morador do interior do município quer estradas boas. Já o presidente da Cotrisul, Gilberto Dickel da Fontoura, lembrou que o gerenciamento dos recursos do ITR existe através do Executivo e que a criação de um fundo sem que haja injeção de recursos financeiros pode acabar atrapalhando a prefeitura pois ao invés de descomplicar pode piorar. Há necessidade de apoio pois, se as coisas não estão melhores não é por que a prefeitura não quer, mas por que faltam recursos.

Lasier Garcia, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caçapava do Sul disse que tem uma outra visão do problema e que chegam a ele muitas informações sobre estradas com problemas e que quando o fundo estiver inserido junto com a secretaria será melhor para a busca de recursos. As estradas não foram projetadas para esse aumento de demanda. “É importante para dar resposta ao produtor rural”. “Um passo muito bem dado” finalizou.

O Secretário de Obras Acidemar Mello disse que em sua maioria, os pedidos do cidadão morador interior são melhoria nas estradas. Mello lembrou que a secretaria sofre com redução drástica de pessoal e que, ainda assim, tem trabalhado ao máximo. “Tudo que vem para ajudar é bem-vindo. O auxílio com óleo já deu resultado porém as estradas não foram feitas para esses caminhões. Além disso, existe um planejamento que foi alterado em razão da pandemia que afastou vários servidores e da qualidades das máquinas, que ainda sofrem com atraso na entrega de peças de reposição”. A Secretária da Fazenda Ihoko falou sobre a indicação de Mariano, mas salientou que realmente é necessário, a vinda de recursos, pois os que chegam através do ITR é todo aplicado nas obras.

A Secretária de Agricultura Michele Mendes disse que é importante todos estarem falando a mesma língua e que a finalidade essencial do Fundo é a busca de recursos. “Hoje o município investe muito mais que o valor arrecadado e o secretário Acidemar está fazendo muito, com o pouco que tem”. Disse Michele.Ao encerrar o prefeito Giovani Amestoy disse aos presentes que o Executivo está trabalhando para garantir um financiamento para aquisição de novas máquinas para que então melhorar o atendimento nas estradas do interior e que a prefeitura tem terceirizado, também, como forma de agilizar o reparo das estradas, horas máquinas, aumentando assim efetivo e maquinário.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *