Caçapava assina lei que cria Fundo Municipal de Apoio à Infraestrutura Rural

Caçapava do Sul Geral Política Prefeitura de Caçapava do Sul

Na manhã desta quarta-feira, 30 de junho, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, o prefeito Giovani Amestoy sancionou a lei que cria o Fundo Municipal de Apoio à Infraestrutura Rural.

Amestoy lembrou que esta lei tem por objetivo direcionar valores arrecadados através do ITR para as estradas do município, bem como arrecadar outros recursos através de emendas de deputados, senadores, governo do Estado e também de Ministérios e até mesmo de pessoas físicas que tenham interesse de colaborar neste fundo, o qual será revertido em serviço público específico e que este é o momento de captação de recursos com a bancada rural. Salientou ainda que de todo o imposto arrecadado no Brasil, apenas 17% fica no município, o restante vai para os governos estadual e federal.

O vereador Mariano Teixeira (PP) disse que o fundo deve facilitar a captação de recursos através das emendas parlamentares e agradeceu o prefeito pelo empenho na concretização desta lei que foi construída em conjunto. “Não é um projeto do Mariano ou do prefeito, pois nós somos passageiros, já o fundo vai permanecer para as outras administrações”.

A Secretária de Agropecuária, Indústria e Comércio, Michele Mendes, disse que este fundo vem para agregar e que é uma política pública quem vem ao encontro da demanda do produtor rural.

Pela Cotrisul, João Batista Acunha disse que o fundo é importante e que este para produzir a logística de transporte é necessário, e que é um legado para a atual administração e as outras.

O presidente do Sindicato Rural de Caçapava do Sul, Christian Schievelbein, falou que por se tratar de uma construção conjunta é muito importante e mais fácil escolher e alocar os recursos, pois o dinheiro não é suficiente para todas as demandas e, dessa forma, colocar foco em problemas específicos. Disse ainda que outros Sindicatos Rurais também estão fazendo desta forma e o resultado tem sido bastante expressivo, pois o fundo tem sido fundamental na captação de recursos.

Gustavo Rodrigues Lima, chefe do escritório da Emater, lembrou que o próximo passo é formalizar o fundo para incrementar os recursos e parabenizou o prefeito Giovani Amestoy e o vereador Mariano Teixeira pelo empenho.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Lasier Garcia falou que o fundo vem para dar resposta ao produtor rural, que é quem constrói a riqueza, e que o Fundo está sendo feito para sanar os problemas, já que os olhares dos produtores são nesse sentido.

O Secretário de Obras, Acidemar Mello, disse estar feliz por ver esta mobilização e que percebe que a maioria dos pedidos do cidadão do interior é voltada às estradas e que vê no empenho coletivo a oportunidade de solução.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *