Censo Municipal de Autistas é pauta de indicação na Câmara

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Geral

A vereadora Patricia Santos de Castro (PL), na última sessão da Câmara, realizada na quarta-feira, dia 12, apresentou uma indicação ao Executivo, para que seja enviado um projeto de Lei ao Legislativo dispondo o Censo Municipal de Autistas em Caçapava do Sul.

Conforme a vereadora, além de encontrar dificuldades com o tratamento, o autista é discriminado, não tendo acesso à serviços que favoreçam em condições de igualdade com as demais pessoas, o direito à educação, emprego e à vida em comunidade.

“Essa indicação, tem como objetivo descobrir quantas pessoas com autismo, tanto crianças como adultos, temos em nosso município. Através destes dados, vamos conseguir desenvolver um trabalho preparando o município e as pessoas para a inclusão social. Precisamos estar cientes, que tanto o autismo como qualquer outra deficiência fazem parte do nosso dia a dia”, disse a vereadora Patricia.

De acordo com a parlamentar, em 2012 foi promulgada a Lei Federal n° 12.764 – Lei Berenice Piana -, instituindo a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A partir da referida Lei, fica clara a importância da realização de um censo para saber quantas pessoas com autismo existem em nosso município, a fim de facilitar, bem como promover uma capacitação mais qualificada dos profissionais da saúde, educadores e demais profissionais que atuam com as pessoas com autismo.

“Nesse sentido, a busca pela valorização e pelo respeito com as pessoas com autismo deve ser constante. Assim, cada vez mais é preciso investir em serviços e pesquisas sobre a remoção de barreiras sociais e equivocadas sobre o autismo”, finalizou a vereadora Patricia.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *