Faça parte da campanha “Imposto Solidário IRRF 2022”

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Destaque Geral

Cada cidadão, ao fazer sua Declaração do Imposto de Renda, pode destinar 3% do Imposto Devido para os fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e outros 3% aos fundos do Idoso.

Na sessão ordinária do dia 15 de março, o servidor federal Fabio Burch Salvador fez o uso da Tribuna Livre do Legislativo Caçapavano para falar sobre a campanha Imposto Solidário IRRF – 2022.Na oportunidade, Salvador falou sobre importância de apresentar esta campanha na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, uma vez que a votação dos 11 vereadores eleitos, somada, equivale a 43% do eleitorado total do município. Segundo Fabio, “os vereadores são os representantes de toda a comunidade e podem levar esta pauta até as bases, espalhando-a pela cidade inteira”.

A campanha do Imposto Solidário visa incentivar os contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Caçapava do Sul e ao Fundo Municipal do Idoso de alguma de nossas cidades vizinhas (já que Caçapava do Sul ainda não regularizou o seu).

“Ao fazer a destinação, o cidadão não tem custo algum, todo o valor que ele recolhe pelos DARFs da destinação volta para ele, como desconto no imposto a pagar ou acréscimo na restituição”, explicou.

O dinheiro destinado aos fundos é administrado pelos Conselhos dos Direitos da Criança (ECA) e do Idoso. Cabe a estes conselhos repassar os valores a instituições habilitadas a recebê-los.

Segundo o representante local da Receita Federal, “em 2020 foram destinados 25 mil reais ao Fundo da Criança caçapavano. Em 2021, mesmo no auge da pandemia, com a economia em dificuldades, conseguimos subir este valor para 27,5 mil. Mas o nosso potencial – se todos os declarantes de Caçapava fizessem destinações – é de 310 mil reais. Nós poderíamos hoje ter 310 mil reais indo para entidades como a APAE e outras”.

A opção de fazer a destinação de 6% do IRPF para os Fundos está disponível para qualquer contribuinte pessoa física que esteja preenchendo a declaração no modelo completo.

A doação não representa nenhum gasto adicional para o contribuinte, pois representa apenas a destinação de uma parcela do imposto devido à Receita Federal (que sairia do bolso do cidadão, de qualquer forma) para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente e o Fundo Municipal do Idoso.

Mais informações pelo telefone: (55) 3281.1479 da agência da Receita Federal de Caçapava do Sul. A agência aqui atende das 8h ás 12h, porta aberta – Gen. Osório 955.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *