Seu cliente foi pra internet?

Colunistas Geral

Conversando no dia a dia com empresários do comércio o que mais se houve é a reclamação de que os clientes estão indo fazer compra na internet, a preocupação é geral e para muitos algo que pode comprometer definitivamente a continuidade do seu negócio. Para ilustrar essa preocupação que é verdadeira vou trazer um dado sobre o chamado comércio eletrônico(e-commerce) brasileiro que registrou em 2021 um faturamento recorde de R$161 bilhões, crescimento de 26,9% em relação ao ano de 2020. Foram 353 milhões de entregas a um valor médio de R$455,00. Segundo o IDC mais de 88% dos brasileiros compram online.
Uma coisa é certa, a compra de produtos e serviços pela internet chegou para ficar, é irreversível, sendo considerada um novo hábito do consumidor nos dias de hoje. Mas o que leva as pessoas a comprarem pela internet? Como os negócio off-line irão sobreviver a essa nova modalidade de venda? O que precisa ser feito para que um lojista ou prestador de serviço possa competir com o comércio online? Essas são algumas perguntas que atormentam o comércio tradicional.
Vários são os fatores que pesam em favor do comércio online: opção de preços mais baixos; variedade de produtos com possibilidade de comparar marcas e preços; comodidade de comprar sem sair de casa entre outros, são fatores que pesam muito na hora da decisão da compra, pode acrescentar a facilidade de pagamento nesse rol de vantagens. Todo esse conjunto de fatores que beneficiam o comércio digital são desvantagens para o comércio tradicional que ainda fica esperando o cliente entrar na sua empresa.
O grande desafio hoje é como equilibrar as vendas online com as vendas de balcão ou tradicional. E aí vem o questionamento do que precisamos mudar para que possamos segurar os nossos clientes e ainda conquistar os que hoje compram apenas pelo comércio online. Um ponto é pacífico segundo as pesquisas, em Caçapava não é diferente, a necessidade de melhorar o atendimento e as técnicas de vendas, se estamos focados na venda de balcão o vendedor tem que ser muito bom, estar muito preparado não perder o cliente, junto a isso é necessário estar na internet, seja como marketing digital ou para vender, o mundo mudou e todos precisamos nos adequar a essa nova realidade.

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